ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Semana da Mulher

Paula Mascarenhas inspeciona obras no canteiro da avenida Duque

Prefeita foi ver de perto o trecho, entre as ruas Ismael Simões Lopes e Frontino Vieira, que passa por revitalização

23-06-2020 | 15:09:22

A requalificação do canteiro central da avenida Duque de Caxias está em execução para organizar a mobilidade urbana na via a principal do bairro Fragata. Para execução do projeto, o espaço foi dividido em quatro trechos. O lote 3, entre as ruas Ismael Simões Lopes e Frontino Vieira, no qual as intervenções estão em andamento, recebeu a visita da prefeita Paula Mascarenhas, no final da manhã desta terça-feira (23). O objetivo foi vistoriar e acompanhar a transformação programada para beneficiar o trânsito e a comunidade.

'É o cuidado que o local precisa para se tornar mais acolhedor, atrativo e qualificado a toda a população', disse Fotos: Rodrigo Chagas
“A Duque se tornará, efetivamente, um parque linear. Estamos revitalizando os canteiros, fazendo bolsões de estacionamento, para atender uma demanda de boa parte da avenida, essencialmente de atividade comercial, e oferecendo locais de lazer, com paisagismo, academias, playground. É o cuidado que o local precisa para se tornar mais acolhedor, atrativo e qualificado a toda a população”, explicou a prefeita.

As obras no canteiro central da avenida, sob responsabilidade do Município, contam com fiscalização da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Acompanhada pelo vice-prefeito, Idemar Barz, e pelo secretário Roberto Ramalho, a prefeita verificou, de perto, o desenvolvimento do projeto e as fases de execução. Depois de concluído o lote 3, as intervenções passarão para o 2, entre as ruas Ismael Simões Lopes e Carlos de Carvalho.

Em andamento

No trecho 3, equipes da MAC Engenharia Ltda, empresa que requalifica o canteiro central, estão trabalhando na compactação da base para asfaltamento do segundo bolsão de estacionamento o primeiro está com a pavimentação concluída. Além disso, atuam nas obras civis dos bolsões 1 e 2, com a construção e reboco dos bancos.

O terceiro segmento contará com quatro bolsões de estacionamento, asfaltados e sinalizados, que vão gerar 269 vagas. Para carga e descarga, está prevista a disponibilização de quatro espaços específicos. 

O canteiro central, entre Ismael Simões Lopes e Frontino Vieira, também será preparado para acolher a população em momentos de lazer, descanso, recreação, prática de exercícios físicos, estar e contemplação. Ganhará duas academias ao ar livre, além de quatro espaços com gramado e iluminação ornamental em LED. Playground, acessibilidade e mobiliário urbano (bancos e lixeiras) também constam no planejamento técnico, assim como arborização e jardinagem, com o plantio de 43 árvores e 39 arbustos.

Investimento e importância

O investimento é de aproximadamente R$ 4 milhões, com recursos oriundos do saldo do PAC Mobilidade Urbana. “A revitalização do canteiro, entre as avenidas Presidente João Goulart e Cidade de Lisboa, complementa a requalificação viária da avenida, cuja execução do projeto trouxe a duplicação do trecho até a BR-392, drenagem, meios-fios, passeios públicos, acessibilidade, pavimentação asfáltica e sinalização, melhorando a importante via de acesso à cidade”, detalha Ramalho.

Largo de Portugal

Antes de se dirigir ao Fragata, a prefeita Paula inspecionou as intervenções no Largo de Portugal, em fase de conclusão, e na avenida Saldanha Marinho, em prosseguimento.

Governo foca em pontos históricos e reabilita-os ao lazer efetivo dos moradores Fotos: Rodrigo Chagas

“A avenida Saldanha Marinho e o Largo de Portugal são locais lindos, históricos, mas que nunca foram aproveitados pela população, porque não haviam sido qualificados, até então, para que se tornassem, de fato, espaços de lazer”, observou Paula Mascarenhas.

O Largo de Portugal passou por intervenções que o dotaram de infraestrutura aberta, própria para eventos públicos, como apresentações, festivais e outras outras opções, como estar, lazer, contemplação e recreação iniciativas desenvolvidas em espaço amplo, ao ar livre. 

A área recebeu drenagem pluvial, restauração do pavimento de mosaico de pedras portuguesas, levantamento do piso em frente da Estação Ferroviária, alargamento de passeios, acessibilidade, pavimentação asfáltica e sinalização, iluminação em LED, mobiliário urbano e bicicletários. Seguem os arremates finais, e falta o paisagismo.

Intervenção paisagística

Paula conversou com o secretário Ramalho e os responsáveis pela obra sobre a intervenção paisagística. Ele informou que a opção pelas palmeiras, que serão plantadas no local em breve, se dá em razão de ser uma árvore que não apresenta um crescimento exagerado da raiz, a exemplo de outras espécies, que acabam, com o passar dos anos, por danificar o calçamento de seu entorno.

O cerquite colocado em torno do Largo deverá ser mantido, mesmo após a conclusão da obra, para indicar que o local ainda não poderá ser frequentado, em função das medidas de isolamento social, adotadas para conter o avanço do novo coronavírus no município.

Saldanha Marinho

Na avenida Saldanha Marinho, o planejamento de requalificação inclui caminhos pavimentados no canteiro central; área de solar, com projeção da luz do sol sem sombras; alargamento de passeios, mobiliário urbano, iluminação em LED (nos postes e ornamental); acessibilidade; academia com aparelhos para adultos e terceira idade, além dos de recreação infantil; playground; abrigo de ônibus padrão; ciclofaixa, com ligação à rua Professor Araújo.

Paula verifica a repaginação do Largo de Portugal, da Saldanha Marinho e da Dom Pedro II Fotos: Rodrigo Chagas

No projeto de repaginação do Largo de Portugal e da avenida Saldanha Marinho, também está incluída a rua Dom Pedro II, entre as ruas Professor Araújo e Almirante Barroso, cujas obras ficaram prontas. A verba aplicada nas três vias é de R$ 2,3 milhões, advindos do programa federal de Mobilidade Urbana e de contrapartida do Município. As intervenções estão a cargo da Construtora Pelotense.

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura de Pelotas

Tags

avenida duque de caxias, largo de portugal, avenida saldanha marinho, revitalização, prefeita paula mascarenhas, vistoria, canteiro central da duque

Carregando 0%
Carregando 0%