ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Paula recebe campeão brasileiro de Jiu-Jitsu

Atleta Leandro Ribas se colocou à disposição para colaborar com o Pacto Pelotas pela Paz

12-06-2019 | 17:59:19

A prefeita Paula Mascarenhas recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (12), o campeão brasileiro de Jiu-Jitsu, o pelotense Leandro Ribas, que conquistou o título inédito para a cidade, em Barueri/SP, no mês passado. De acordo com o atleta, esta edição foi a maior já realizada no país, com a participação de 4.600 inscritos.

No encontro, o atleta afirmou que se identifica com o propósito do Pacto Pelotas pela Paz e colocou-se à disposição para colaborar com o projeto, que mobiliza a sociedade pelotense para lutar contra a violência.  

Atleta pelotense foi recebido pela prefeita Paula Mascarenhas - Fotos: Gustavo Vara

A prefeita mostrou-se satisfeita com a iniciativa e apresentou algumas das propostas do Pacto, onde a cooperação de Ribas seria importante, como o ‘Banco de Oportunidades e o 'Start. Ambos os projetos integram o ‘Cada Jovem Conta’ - estratégia responsável por identificar alunos em situações de risco e delimitar ações nos âmbitos da saúde, educação e assistência social, a fim de protegê-los.  

“Estamos disputando um a um com o mundo da violência. A partir disso, criamos o Banco e estabelecemos parceria com empresários e instituições, que oferecem vagas em cursos profissionalizantes, oficinas culturais e esporte. Também desenvolvemos o Start, que capacita os jovens para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego”, explicou Paula, exemplificando como o atleta poderia tornar-se parceiro.  

Interesse pelo Projeto Start cresce e há lista de espera

Oportunidades: a base para quebrar o ciclo de violência

Ribas ficou entusiasmado com a possibilidade e justificou como o esporte pode auxiliar o principal objetivo do Pacto: frear a violência. “O Jiu-Jitsu desenvolve o autocontrole, a autoconfiança e o respeito ao limite das outras pessoas”, argumentou.

Na oportunidade, a prefeita ainda mencionou o ProEsporte – iniciativa que destinará R$ 115 mil a propostas de esporte educacional e social; de rendimento; e eventos esportivos, em 2019. No ano passado, 18 projetos foram contemplados com os recursos e beneficiaram milhares de pelotenses. “É uma ferramenta que dá oportunidades iguais a todos os interessados”, afirmou Paula.

Município destinará R$ 115 mil para iniciativas esportivas

Títulos para Pelotas

Representando a Equipe Júlio Secco, o atleta também sagrou-se campeão absoluto no ‘Porto Alegre International Open’, em 2018. No mesmo ano, recebeu o título de Melhor Atleta do Rio Grande do Sul – prêmio concedido pela Pro Sports por seu desempenho no Campeonato Gaúcho de Jiu-Jitsu na faixa roxa. Além do reconhecimento, Ribas ganhou as passagens para representar o município e o Brasil no Campeonato Mundial, que ocorrerá em Las Vegas, em meados de agosto.

Em 2018, ainda conquistou os títulos de campeão da seletiva de Abu Dhabi, realizada em Gramado, e do Sul-Americano de Jiu-Jitsu, em Barueri. O lutador também vislumbra participar do Campeonato Europeu da modalidade, no primeiro mês de 2020. O diretor de Desporto da Secretaria de Educação e Desporto, Sérgio Ferreira, acompanhou o encontro.

Tags

esporte, pacto pelotas pela paz, proesporte, smed

Carregando 0%
Carregando 0%