ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pelotas adere parcialmente à paralisação convocada pela Famurs

Prefeita e secretários decidiram apoiar a manifestação; parte dos serviços não serão ofertados nesta sexta-feira (25)

24-05-2018 | 20:01:34

      Pelotas irá aderir, parcialmente, à paralisação dos municípios da Zona Sul, convocada por Famurs e Azonasul para esta sexta-feira (25). A decisão foi feita em reunião da prefeita Paula Mascarenhas e vice Idemar Barz com o secretariado; a iniciativa apoia o movimento dos caminhoneiros contra os altos preços praticados na comercialização de óleo diesel, gasolina e etanol, e considera pesquisa realizada com prefeitos de 497 municípios do Rio Grande do Sul.  

Fotos: Gustavo Mansur

Na região Sul, os municípios de São Lourenço do Sul, São José do Norte, Herval, Cerrito, Jaguarão e Chuí emitiram notas em apoio a paralisação. As cidades de Canguçu, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar decretaram estado de calamidade em função da falta de combustíveis.

A definição segue também o objetivo de garantir a manutenção dos serviços essenciais através da economia de gasolina e diesel.  

“Aderimos parcialmente para externar o nosso descontentamento com a situação do país”, disse a prefeita.

Confira abaixo os serviços que serão afetados:

  • Sanep - Além da mudança nos horários de atendimento - das 12h30 às 18h30 - o Sanep definiu que irá suspender, a partir desta sexta (25), a coleta de resíduos na zona rural e a coleta seletiva na zona urbana, como forma de economizar combustível e manter em andamento os serviços essenciais.
  • Secretaria Municipal de Saúde – as ambulâncias do Samu atendem apenas a casos extremos. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Zona Rural poderão ter os serviços afetados; UBSs Triunfo, Grupelli, e Coronel Osório não terão atendimentos em função da falta de transporte.
  • Secretaria de Transporte e Trânsito – agentes só atenderão acidentes, usando motos. Os ônibus do transporte coletivo adotam os horários da tabela de sábado e não haverá o "corujão" - o último horário de saída do Centro será à meia-noite e meia (0h30min). No sábado será utilizada a tabela de domingo, com reforços nos horários de pico, e no domingo não haverá atendimento.
  • Secretaria de Desenvolvimento Rural – 30 % do serviço realizado na Zona Rural será paralisado
  • Secretaria de Assistência Social - Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Cadastro Único funcionarão de forma limitada - os atendimentos que exijam deslocamento de servidores não serão realizados.
  • Secretaria de Educação e Desporto – os ônibus da empresa Bosembecker não circularam a partir da noite de quinta-feira (24), o que afeta parte a Zona Rural; as escolas Marechal Rondon e João da Silva Silveira funcionam parcialmente. Os demais educandários poderão ter problemas com a merenda, uma vez que os caminhões transportando carne e arroz não conseguiram passar pelo bloqueio em Guaíba, e o gás de cozinha está começando a faltar.
  • Eterpel – nesta sexta-feira os ônibus que saem da Rodoviária de Pelotas terão horário alterado, seguindo o cronograma de sábado.
  • Secretaria de Segurança Pública – Guardas Municipais continuam atendendo ocorrências, a partir de pontos base.
  • Secretaria de Obras e Pavimentação – a usina de asfalto não funcionará e a secretaria vai adotar turno único.
  • Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura – os serviços não funcionarão no sábado (26). A secretaria está sem material de iluminação e saibro para tapagem de buracos nas vias, e os servidores só realizam a coleta de galhos e sacarias (material das lixeiras).  

Tags

paralisação, combustível, serviços públicos

Carregando 0%
Carregando 0%