Atividades pelo aniversário da cidade se iniciaram nesta segunda-feira (1º)
02-07-2019 | 11:59:24
A prefeita Paula Mascarenhas deu início, no final da tarde de segunda-feira (1º), aos festejos dos 207 anos do município. O aniversário de Pelotas é comemorado no dia 7 de julho, domingo, e até lá uma programação diversificada reúne eventos e apresentações artísticas e culturais.
A abertura oficial da Semana de Pelotas ocorreu no Largo Edmar Fetter, junto ao Mercado Central. O evento contou com a participação da Banda de Música da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª BIMtz) e de Pedro Henrique Machado, pelotense de 11 anos e 2º Piá do Rio Grande do Sul, que declamou uma poesia em homenagem à Princesa do Sul.
A prefeita falou sobre o dever dos cidadãos de homenagearem sua terra natal, que, ao longo de dois séculos, teve seus altos e baixos; momentos difíceis, mas cheios de vitórias e conquistas que forjaram a figura de quem vive aqui.
“Temos que honrar as gerações que nos precederam e inspirar as que vão nos suceder. Cada um pode dar o melhor de si na construção coletiva da cidade. Cada cidadão tem o seu papel”, observou Paula.
Os secretários de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal, e Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella, participaram da abertura da Semana de Pelotas, assim como a assessora de Relações Institucionais da Prefeitura, Clotilde Victória. O general de Brigada, Ernesto de Lima Gil, e os vereadores José Benemann (PSDB) e Enéias Clarindo (PSDB) também prestigiaram a cerimônia.
Dentro da programação, a Sdeti em parceria com o Sebrae apresentou um balanço das atividades realizadas durante a 27ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce), além do seu reflexo em números para o turismo no município e região. Entre as atividades com maior público estiveram o 8º Torneio de Xadrez, com 304 competidores, o Seminário de Turismo e Cultura, com 164 participantes, o 2º Fórum de Desburocratização, com 150 pessoas, e a Rodada de Negócios, com 112 envolvidos.
No estande da Prefeitura, o destaque foi para o patrimônio material e natural de Pelotas, aliado à interatividade. A aposta no reconhecimento do Iphan ao Conjunto Histórico Arquitetônico e à tradição doceira atraiu 914 excursões e mais de 29 mil turistas, conforme a Sdeti. Um aumento de 71%, pois em 2018 a Secretaria havia recebido 534 excursões.
Os números vem crescendo nos últimos três anos, com aumento de interesse também entre os vizinhos uruguaios. No período de feira, o Centro de Atenção ao Turista (CAT) recepcionou 3.258 interessados em conhecer mais Pelotas, e a rede hoteleira registrou 65% de crescimento na ocupação durante os dias de semana e 90% aos finais de semana.
No feriadão de Corpus Christi, e últimos dias de Fenadoce, alguns prédios do Centro Histórico estiveram abertos à visitação. O Museu do Doce recebeu mais de 4 mil pessoas; o Casarão 2, sede da Secretaria de Cultura, 2.020; a Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula, 750; e a Bibliotheca Pública Pelotense, 550.
A prefeita enfatizou que ainda há potencial para ser explorado nas áreas de turismo e cultura, impactando positivamente o desenvolvimento. Ela espera que as próximas décadas levem adiante os talentos, as riquezas e a diversidade dos pelotenses.