ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Semana da Mulher

Pelotas passa a ter novas regras para o funcionamento das atividades

Com a manutenção da Bandeira Laranja, são ampliados o horário do comércio e o público em cultos religiosos

14-09-2020 | 13:15:14

Ao entrar na terceira semana consecutiva na classificação final para Bandeira Laranja, no sistema de Distanciamento Controlado, Pelotas passa a ter novas regras para o funcionamento de algumas atividades durante o período em que seja considerada área de risco médio para o contágio do coronavírus. Entre as mudanças, determinadas pelo Decreto Municipal n°6.316, publicado nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial, está a ampliação do horário de funcionamento do comércio.

Além das lojas, também há alteração no período de atendimento ao público de outros centros comerciais da cidade. Os horários de funcionamento dos estabelecimentos, durante a Bandeira Laranja, são os seguintes:

  • Comércio em geral: 9h às 19h, de segunda a sábado, com exceção de domingos e feriados;
  • Shopping center: 10h às 20h, de segunda a sábado, com exceção de domingos e feriados;
  • Pop Center: 9h às 19h, de segunda a sábado, com exceção de domingos e feriados; e
  • supermercados e macroatacados: voltam a abrir em domingos e feriados.

A autorização do horário estendido deve observar as determinações de enfrentamento à pandemia, como o uso obrigatório de máscara facial, disponibilização de álcool gel e distanciamento entre consumidores e atendentes.

Veja mais

+Decreto determina novas regras para bandeira laranja em Pelotas

Cultos e concursos

O Poder Executivo Municipal, através do novo decreto, também amplia o número de participantes em cultos religiosos, conforme a área dos templos. Para os locais menores, com até 30 metros quadrados, são permitidas até sete pessoas. Prédios com mais de 200 metros quadrados poderão receber até 60 pessoas.

Concursos e processos seletivos considerados essenciais para a manutenção de serviços públicos poderão ser realizados, a partir da observação do distanciamento entre os candidatos e dos protocolos de higienização.

Outras bandeiras

No caso do município ser classificado em Bandeira Amarela, o Decreto n°6.316 prevê a retomada dos esportes coletivos amadores em ginásios e centros desportivos. Mas, para o funcionamento dessas atividades, deverão ser divulgados protocolos de prevenção à pandemia.

Se houver uma piora nos números de casos, hospitalizações e óbitos, e o município for reclassificado em Bandeira Vermelha, todas essas autorizações ficam suspensas e o Município retorna a restrições mais rigorosas determinadas pelos decretos 6.267/2020 e 6.308/2020.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

comércio, saúde, coronavírus, decreto, regras, horário, cultos, distanciamento, pandemia, Decreto Municipal n°6.316, dia 14 de setembro de 2020

Carregando 0%
Carregando 0%