ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas registra 427 novos exames para Covid

Na última semana, as coletas domiciliares, executadas pela Vigilância Epidemiológica, colaboraram para o aumento de análises feitas pelo Lacen

25-06-2020 | 15:16:23

Na semana em que Pelotas completa três meses do primeiro caso positivo de coronavírus, o município contabiliza 5.713 testes aplicados para verificação da infecção pelo Sars-CoV-2, sendo 3.713 informados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e 2 mil provenientes da pesquisa aplicada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em nove cidades gaúchas. O quantitativo total corresponde a 16,8 testes feitos para cada mil habitantes locais.

O destaque da semana é o aumento de 27,9% das análises realizadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). Segundo o levantamento semanal da Vigilância Epidemiológica, 141 novos exames foram encaminhados para interpretação no serviço oficial, perfazendo 646 laudos desde as primeiras análises realizadas em março. A enfermeira chefe da Epidemiologia local, Carmem Viegas, atribui o crescimento, em um curto espaço de tempo - entre os dias 15 e 23 de junho -, à quantidade diária de coletas domiciliares realizadas a partir da notificação de pessoas com sintomas de síndromes gripais, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

"Aumentou significativamente o número de coletas - uma média entre 15 e 20 por dia. Todo esse material é encaminhado para o Lacen, o que tem resultado no aumento de laudos", explica Carmem, ao esclarecer que o Laboratório é referência para os exames PCR, feitos a partir da coleta de material biológico da garganta e do nariz do paciente.
Coletas domiciliares feitas pela Vigilância Epidemiológica colaboraram para o crescimento do número de análises feitas pelo Lacen/RS - Foto: Michel Corvello

Veja mais:

+Testes para Covid-19 aumentam 23,4% em uma semana

+Testagem de Covid-19 nas UBSs tem novo protocolo

Outros números

Os exames PCR, Elisa e os testes rápidos realizados em laboratórios privados, credenciados pelo Ministério da Saúde, alcançaram ao total de 2.242, sendo 232 novos laudos na última semana. A testagem de possíveis infectados pelo novo coronavírus ainda se mantém como o maior número de laudos feitos em Pelotas. 

O município totalizou também, nos últimos oito dias, 825 testes rápidos - 54 a mais do que na semana passada. Esse tipo de testagem é enviada pelo governo estadual e aplicada nas unidades referência para atendimento de casos suspeitos de Covid, assim como nas UBSs e Vigilância Epidemiológica. 

Pesquisa UFPel

Permanece em 2 mil o número de testes rápidos aplicados pela pesquisa EPICovid feita pela UFPel, utilizada para estudar a progressão da pandemia no Rio Grande do Sul e como uma das ferramentas do governo do Estado para a execução do modelo de distanciamento controlado. A 5ª etapa da pesquisa está prevista para o próximo final de semana, entre os dias 26 e 28 de junho. Mais três levantamentos epidemiológicos, ligados ao estudo da UFPel, estão programados para ocorrer até o mês de setembro.

  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, testes, coronavírus, exames, total

Carregando 0%
Carregando 0%