ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas retorna à bandeira vermelha do Distanciamento Controlado

Divulgação preliminar do modelo coloca região em risco alto para o novo coronavírus novamente

24-07-2020 | 18:44:15

Pelotas retorna à bandeira vermelha do Distanciamento Controlado do Governo do Estado nesta sexta-feira (24). De acordo com a divulgação preliminar da 12ª semana do modelo, com vigência entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, a região Sul voltou para risco alto para o novo coronavírus após uma semana de bandeira laranja

Segundo o governo estadual, a área de Pelotas apresentou piora em dois indicadores que abrangem dados específicos da região, totalizando três em avaliação de risco máximo (bandeira preta): o de “variação semanal do número de novas hospitalizações Covid”, de “variação no número de confirmados em leitos clínicos” e de “novas hospitalizações Covid por população”. Além disso, na Macrorregião Sul, a situação agravou-se em dois indicadores: “Propagação da Covid-19” e “Capacidade de Atendimento”.

Análise de recurso

De acordo com a prefeita Paula Mascarenhas, existia a expectativa de manutenção da bandeira laranja para a próxima semana. “Nossos números guardam ainda uma certa estabilidade, com menos de 50% dos leitos de UTI ocupados, e uma taxa percentual de óbitos, por 100 mil habitantes, que nos coloca na posição 189 entre todos os municípios do Estado, quando temos a quarta maior população”, defende.

A ideia da gestora municipal seria de manter as restrições aplicadas desde a classificação para bandeira laranja, em vigência desde a terça-feira (21). “As medidas ficavam a meio caminho, entre os protocolos de bandeira laranja e de bandeira vermelha”, acrescenta.

“Para esta manutenção, teremos de recorrer. Vou analisar, com os técnicos, até amanhã, se temos elementos suficientes, na macrorregião, para um recurso consistente”, analisa Paula.

14 das 20 regiões estão em bandeira vermelha

Das 20 regiões do Estado, o avanço para bandeira vermelha, nesta rodada, foi de oito para 14. Além de Pelotas, Caxias do Sul, Taquara, Canoas, Porto Alegre, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Bagé, Passo Fundo, Palmeira das Missões e Santo Ângelo tiveram piora nos indicadores. As regiões de Lajeado, Cachoeira do Sul, Erechim, Ijuí, Uruguaiana e Santa Maria foram enquadradas na bandeira amarela na divulgação preliminar.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

risco alto, distanciamento controlado, bandeira vermelha, região de pelotas, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%