ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas tem confirmada mais uma unidade para tratar pacientes Covid-19

Até a próxima semana a Santa Casa começa a disponibilizar leitos para pacientes,infectados pelo novo coronavírus, conveniados a planos de saúde

09-04-2020 | 16:48:32

A prefeita Paula Mascarenhas voltou a se reunir com os gestores dos sete hospitais de Pelotas na manhã desta quinta-feira(9). Por videoconferência, o grupo alinhou novas medidas para atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. A partir da próxima semana a Santa Casa também passa a ser uma unidade referência para o tratamento de Covid-19, além do Hospital Escola da UFPel e do Centro de Atendimento a Síndromes Gripais - a antiga UPA Bento.

Conforme acerto entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a direção da Santa Casa, o hospital irá, em um primeiro momento, oferecer dez leitos para enfermaria e 6 para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em uma ala específica para Covid-19.

"A Santa Casa será referência para atendimento de doentes que tenham convênio com planos de saúde. Mas existe a possibilidade de expandir esses números e inclusive realizar atendimento pelo SUS, graças ao espaço físico da instituição", disse a secretaria de saúde, Roberta Paganini, que vistoriou a área disponibilizada pelo hospital. 

A direção da instituição informou sobre uma possível ampliação na quantidade de leitos para casos de Covid-19, tudo depende de uma obra estrutural a ser iniciada nos próximos dias.

Prefeita projetou com os hospitais ampliação no número de leitos para pacientes Covid - Foto:Gustavo Vara

Mesmo passando a ter mais um espaço para casos Covid-19, a Santa Casa mantém atendimento de pacientes com outras doenças, já que irá isolar a ala destinada aos serviços relacionados à pandemia.  

" A nossa proposta é organizar o sistema hospitalar da cidade como se fosse uma rede única, onde se tenha todo o cuidado para que não ocorra contágio entre profissionais da saúde e os pacientes em tratamento para outras enfermidades", salientou a prefeita.


Leitos

Durante a reunião online, os gestores dos hospitais contabilizaram, junto com a prefeita, a quantidade de leitos destinados ao tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus, em Pelotas. Entre essa quinta e a próxima semana a cidade têm a seguinte capacidade para atendimento:

UTI Covid-19 (casos graves):

  • 6 leitos para convênios (planos de saúde)
  • 16 leitos SUS
  • total: 22 leitos UTI

Enfermaria Covid-19:

  • 10 leitos para convênios (plano de saúde)
  • 82 leitos SUS
  • total: 92 leitos de enfermaria.

Também foi feita uma projeção da situação da cidade após a construção do hospital de campanha localizado no ginásio do Sesi e da conclusão de uma obra que está sendo feita nas dependência do Hospital Escola da UFPel, além da chegada de aparelhos, prometidos pelo Ministério da Saúde, capazes de equipar novas UTIs. A expectativa do Poder Público é que, em um mês, o serviço de saúde tenha a seguinte capacidade :

UTI Covid-19 (casos graves):

  • 6 leitos para convênios (planos de saúde)
  • 51 leitos SUS
  • total: 57 leitos UTI

Enfermaria Covid-19:

  • 10 leitos para convênios (plano de saúde)
  • 248 leitos SUS
  • total: 258 leitos de enfermaria.

Veja mais:

+Pelotas tem mais sete respiradores para tratamento de pacientes com coronavírus

Paula alertou para a necessidade de aumentar o número de leitos destinados a pacientes que tenham planos de saúde, inclusive, solicitou aos hospitais que criem alternativas de atendimento para uma possível progressão descontrolada de infectados em Pelotas. "Fica como tarefa planejarmos como os hospitais que não estão dentro do sistema Covid farão quando, em um caso de expansão da pandemia, começarem a também receber pessoas infectadas", destacou a chefe do Executivo.

Equipe de profissionais

Na reunião ainda foi confirmada a criação de um comitê gestor para a escala de trabalho nas unidades Covid-19 de Pelotas, já que muitos profissionais serão os mesmos que irão atender nos quatro locais destinados, até agora, para este serviço. Conforme a secretária de Saúde, na próxima segunda-feira (13) técnicos do Município e representantes dos hospitais irão realizar um encontro do grupo que será gerido pela SMS.

Tags

saúde, coronavírus, Santa Casa, hospitais, leitos, enfermaria, UTI

Carregando 0%
Carregando 0%