ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pesquisa analisa potencial turístico da Costa Doce

Prefeita Paula assiste a apresentação de um estudo elaborado pelo Sebrae/Unisinos

10-10-2018 | 17:57:47

      A prefeita Paula Mascarenhas esteve no município vizinho, São Lourenço do Sul, nesta quarta-feira (10), para acompanhar a apresentação de uma pesquisa elaborada pelo Sebrae em parceria com a Unisinos, que analisou os potenciais turísticos da região sul do Estado – conhecida por Costa Doce. Na Sala de Convenções do Hotel das Figueiras, representantes dos municípios que integraram o estudo ouviram sobre as etapas do trabalho e receberam sugestões com o objetivo de potencializar os atrativos de cada cidade.

Fotos: Gustavo Vara

      Coordenador da pesquisa, o professor Marcelo Jacques Fonseca destacou que o trabalho começou através da solicitação dos próprios gestores municipais, que buscavam entender quais eram os pontos positivos e negativos do turismo em suas cidades. 

“A pesquisa não tem o compromisso de ser mais ou menos positiva. Buscou, sim, demonstrar a realidade da região, mostrando resultados para que as localidades possam crescer”, explicou Fonseca durante a apresentação.

      A pesquisa foi dividida em três fases, visando analisar a oferta, a demanda e, por fim, em um workshop, identificar atrativos e possíveis potencialidades a serem exploradas. Foram mais de 110 entrevistas realizadas e pelo menos 500 estabelecimentos (entre hotéis, restaurantes e outros) visitados em todas as cidades que integram a região, para que fosse possível definir o que agrada o público e o que precisa de mais atenção.  

      Após a apresentação, os gestores dos municípios receberam exemplares da pesquisa e sugestões de como aproveitar os potenciais turísticos verificados em cada região. Uma das questões destacadas foi a criação de roteiros conjuntos, que passem por várias cidades, a exemplo do que ocorre na Serra Gaúcha e em outros lugares do mundo.

      Além da chefe do Executivo pelotense, também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Fernando Estima, o vereador Daniel Trzeciak (PSDB), e o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter. A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Instituto Federal Sul Rio-grandense enviaram representantes.

Resultados

      O grupo que promoveu o estudo visitou estabelecimentos de alimentação, hospedagem e entretenimento em todas as cidades pesquisadas, para entender o que era considerado positivo ou precisava ser melhorado. 

      A primeira parte analisou a qualidade das ofertas em cada localidade e partiu de um inventário turístico, para identificar características estéticas – a inspiração veio das obras do pelotense Vitor Ramil. Posteriormente, o estudo focou na percepção dos turistas e potenciais visitantes, e identificou pontos importantes no quesito estético:

  • Riquezas do patrimônio histórico (presentes em quase todos os municípios da Costa Doce)
  • Regiões com presença de água (rios, lagos, lagoas, praias, faróis)
  • Atividades produtivas podem ser atrativas (doces, pesca, vida universitária, operações portuários, etc)
  • Locais com riquezas naturais
  • Expressões culturais

      Com os resultados em mãos, o estudo observou que 30% dos visitantes vêm de Porto Alegre e 11% de Santa Maria e, quando perguntados se ouviram falar da Costa Doce, metade (51%) conhecia o nome e o restante desconhecia (48%). Cerca de 47% deles não sabia onde a região estava localizada.

      A pesquisa também verificou que o nome Costa Doce tem boa sonoridade entre os turistas e mais de 75% deles gosta e afirma que facilita a identificação com o local. Entre as cidades mais lembradas está Pelotas, que também aparece entre as principais palavras citadas para se referir à região.

Tags

turismo, estudo, potencial turístico, costa doce

Carregando 0%
Carregando 0%