ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

População contará com atividades essenciais nos dias de Ano Novo

Entre os dias 31 de dezembro e 3 de janeiro, setores indispensáveis seguem com atendimento

Por Tânia Magalhães 29-12-2020 | 15:29:44

Como nas comemorações natalinas, o feriado de Ano Novo também promoverá mudanças no dia a dia da cidade. Os serviços indispensáveis serão mantidos, seja em regime de plantão, seja de forma ininterrupta, e com rigoroso controle de regras para conter o avanço da Covid-19. Na quinta-feira (31), último dia do ano, as repartições municipais terão ponto facultativo; no dia 1º de janeiro, as atividades em geral serão restritas, por conta da data de Confraternização Universal; no sábado e no domingo (2 e 3), a rotina deverá se aproximar da habitual de fins de semana com feriado prolongado.

As atividades essenciais, durante os quatro dias, não faltarão nas áreas de saúde, saneamento, transporte público, assistência social, segurança e em outras. A recomendação do Município é de que seja mantida a distância social, o uso de máscara e de álcool gel, higiene constante das mãos, permanência em casa sempre que possível, e que as comemorações de Ano Novo se restrinjam aos ambientes familiares, evitando aglomerações. Pelotas está enquadrada em bandeira laranja do distanciamento controlado, quando as regras são menos severas do que na vermelha ou na preta. No entanto, o Poder Público apela à sensibilidade da população, para que continue adotando os cuidados de prevenção contra o coronavírus.

Novo Decreto

Nesta terça-feira (29), o Município elaborou o Decreto 6.354, ratificando o estado de calamidade pública em Pelotas, para fins de prevenção e enfrentamento à Covid-19. O documento estabelece novos protocolos, com base no Decreto Estadual 55.240/2020 e no Plano Regional Estruturado de Enfrentamento à Pandemia, relativos à bandeira laranja, em conjunto com as determinações especificadas no Decreto Municipal 6.267/2020. As restrições com vistas à preservação da segurança da saúde dependem da natureza das atividades. No entanto, segue o rigor, de modo geral, quanto à obrigatoriedade do uso de máscara e contra a formação de aglomerações.

Confira os serviços à disposição

Saúde

* Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) – atendimento ininterrupto, à rua Barão de Santa Tecla, 834.

* Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – aberta 24 horas, à avenida Ferreira Viana, 2.231. Atendimento exclusivo para casos de síndromes gripais.

* Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – 24 horas. Chamados pelo telefone 192.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes – quinta-feira (31), atenderá das 8 às 18h. Nos dias 1º e 3, estará fechada. No sábado (2), abrirá das 8 às 18h. A Ubai está localizada à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia – não abrirá de 31/12 a 3/1, retornando às atividades na segunda-feira (4), na sede à avenida Ernani Osmar Blass, 344, Três Vendas.

* Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – não abrirão de quinta-feira (31) a domingo (3), retornando às atividades na segunda-feira (4).

* Central de Teleconsultas – não prestará atendimento de quinta-feira a domingo, retornando as atividades na segunda-feira (4), das 8 às 18h, pelo telefone 0800 6485 319. 

* Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid) – mantém funcionamento ininterrupto, à avenida Bento Gonçalves, 4.590. Atendimento exclusivo para adultos e crianças com sintomas de síndromes gripais.

* Hemocentro Regional – realizará coleta de sangue no dia 31, das 8 às 13h. De 1º a 3 de janeiro, não abrirá, retornando às atividades normais na segunda-feira (4), das 8 Às 18h, à avenida Bento Gonçalves, 4.569.

Sanep

* Recolhimento de lixo – será normal nos quatro dias. Na véspera do Ano Novo (31), a coleta noturna começará mais cedo, às 15h, para que os coletores possam confraternizar com seus familiares.

* Departamentos de Água, Esgoto e Drenagem – plantões para emergências. Contatos pelo telefone 115.

Comércio e outros

* Comércio lojista e galerias, Shopping e Pop Center, minimercados, supermercados, macroatacados, padarias, açougues, peixarias, fruteiras, serviços em geral e outros estão liberados para abrir, adotando restrições, com observação aos protocolos de segurança estabelecidos no Decreto 6.267/2020 e aos parâmetros determinados no Sistema de Distanciamento Controlado. 

Mercado Central

* Bancas – abrirão no dia 31, das 8 às 17h; no dia 1º, estarão fechadas; e, nos dias 2 e 3, terão expediente habitual de fim de semana.

Transporte coletivo

* Ônibus urbanos: 

- Dia 31/12 e 2/1 – Tabela de horários de sábados. 

- Dias 1º e 3/1 - Tabela de horários de domingos.

Toda a grade de horários pode ser conferida no site www.pratipelotas.com.br

* Ônibus rurais: 

- Dia 31 - Tabela de horários de sábados, com inclusão das linhas Santa Silvana, Rincão do Andrade e Arroio Moreira.

- Dias 1º e 3 - Tabela de domingos.

- Dia 2 – Tabela de sábados.

Todos os horários podem ser conferidos na grade disponível no site www.empresasantacruz.com.br

* Ônibus intermunicipais – a Empresa do Terminal Rodoviário (Eterpel) manterá o horário para venda de passagens, dos dias 31/12 a 3/1, das 4h30min às 22h30min. A lotação dos ônibus será de acordo com a capacidade de passageiros sentados. O Setor de Encomendas, no dia 31, funcionará das 6h30min às 20h30min; no dia 1º, das 9 às 15h; no dia 2, das 6h30min às 18h30min; e, no dia 3, estará fechado.

A Eterpel colocará à disposição, para uso, mais um banheiro feminino, novo, no térreo do prédio. 

Assistência Social

* Casa de Passagem – localizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes, manterá plantão social, durante 24 horas, durante os quatro dias. Telefone: (53) 3279.3154. 

* Restaurante Popular – abrirá na quinta-feira; sexta-feira e sábado não atenderá; e, domingo, somente para a população de rua.

Segurança

* Defesa Civil – atendimento 24 horas. Telefone 153.

* Guarda Municipal – efetivo em serviço durante 24 horas. Telefone 153.

* Agentes de Trânsito – manterão expediente ininterrupto. Contatos com a Central de Atendimento (53) 3227-5402.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

serviços, feriado, ano novo, plantões, contatos

Carregando 0%
Carregando 0%