ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

População terá serviços essenciais garantidos no feriado de Finados

Ponto facultativo do Dia do Servidor é adiado como mais uma medida de reforço à prevenção ao coronavírus

Por Tânia Magalhães 27-10-2020 | 15:06:17

O fim de semana prolongado, embora altere a rotina dos pelotenses, não privará a população dos serviços públicos essenciais. Tanto o ponto facultativo de sexta-feira (30), confirmado pelo Decreto 6.333/2020, considerando a data de 28 de outubro, alusiva ao Dia do Servidor Público, como a segunda-feira, 2 de novembro, feriado nacional instituído pela Lei 10.607/2002, em celebração a Finados, terão garantidos os atendimentos em saúde, assistência social, transporte, saneamento e outros.

O Dia do Servidor Público, originalmente 28 de outubro, gerou ponto facultativo para sexta-feira (30), por meio de Decreto Municipal, como mais uma medida de reforço às iniciativas de prevenção à Covid-19. A aproximação do fim de semana, com feriado na segunda-feira, possibilita que parcela da população evite, durante mais dias consecutivos, sair às ruas, protegendo-se em casa. 

Confira o funcionamento 

Cemitérios 

* Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula – Nos dias 1º e 2 de novembro, os portões estarão abertos das 7 às 19h, ininterruptamente. Haverá álcool em gel à disposição dos visitantes, e só serão permitidas a entrada e a circulação com o uso de máscara. 

* Cemitérios da Boa Vista e São Lucas – Na segunda-feira, Dia de Finados, o portão principal permanecerá aberto das 7 às 17h, sem fechar ao meio-dia. O portão lateral estará fechado. Esses cemitérios estão localizados no entroncamento das avenidas Ildefonso Simões Lopes e Leopoldo Brod. Somente na Leopoldo Brod será permitido estacionamento. Como prevenção, deverão ser cumpridas as regras estabelecidas pelos decretos municipais em relação à pandemia do coronavírus. Não será permitida entrada e circulação sem máscara. Visitantes devem observar o distanciamento para evitar aglomerações e a permanência de menores de 10 anos no interior dos cemitérios. 

Saúde

* Pronto-Socorro de Pelotas (PSP) – funcionamento durante 24 horas, à rua Barão de Santa Tecla, 834.

* Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal – aberta ininterruptamente, à avenida Ferreira Viana, 2.231.

* Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – 24 horas. Chamados pelo telefone 192.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes – abrirá na sexta-feira, das 8 às 23h; no sábado, das 8 às 18h; no domingo, não haverá atendimento; na segunda-feira (2/11), abrirá das 8 às 18h. A Ubai está localizada à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes.

* Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia – abrirá na sexta-feira, das 8 às 23h; no sábado e no domingo, não haverá atendimento; na segunda-feira, atenderá das 8 às 18h.

* Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – não abrirão na sexta-feira, no sábado, no domingo e na segunda-feira. Retornarão às atividades na terça-feira (3/11), em horários habituais. 

* Central de Teleconsultas – manterá o atendimento habitual na sexta-feira, no fim de semana, e no feriado de segunda-feira. Contato pelo número 0800 6485 319, das 8 às 18h. 

* Centro de Atendimento a Síndromes Gripais – funcionamento ininterrupto, à avenida Bento Gonçalves, 4.590.

* Hemocentro – sexta-feira (30), atendimento normal das 8 às 14h. Sábado, domingo e segunda-feira, não abrirá, retornando na terça-feira (3), às 8h.

Água e Saneamento – Sanep 

* Recolhimento de lixo – será normal nos quatro dias, nos horários habituais.

* Departamentos de Água, Esgoto, Drenagem e casas de bombas – manterão plantões para emergências. Contatos pelo telefone 115.

* Sede – à rua Félix da Cunha, não haverá atendimento na sexta-feira (30), no fim de semana e no feriado de segunda-feira.

Transporte público 

* Ônibus linhas urbanas e rurais – na sexta-feira, no sábado e no domingo, circularão nos horários normais. No feriado de Finados, farão a tabela de horários de domingo.

* Ônibus intermunicipais – a Empresa do Terminal Rodoviário (Eterpel) manterá o funcionamento normal para venda de passagens, com reforços de ônibus, se necessário, para atendimento à demanda de passageiros.

Assistência Social

* Casa de Passagem – instalada na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo, à rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes, manterá plantão social durante 24 horas. Telefone: (53) 3279.3154. 

* Restaurante Popular – funcionará normalmente na sexta-feira e não abrirá no feriado de segunda-feira.

Segurança

* Defesa Civil – 24 horas. Telefone 153.

* Guarda Municipal – 24 horas. Telefone 153.

* Agentes de Trânsito – expediente ininterrupto. Contatos com a Central de Atendimento (53) 3227-5402.

Mercado Central

* Bancas – funcionamento normal na sexta-feira. Na segunda-feira, as bancas abrirão a critério dos proprietários.

Comércio em geral

* Funcionamento regrado pelo Decreto 6.330/2020. Art. 2º: “Fica permitido o funcionamento do comércio aos domingos e feriados, desde que haja prévia autorização em Convenção Coletiva ou Acordo Coletivo de Trabalho. Parágrafo único: Na atividade comercial, deverá ser observado o teto de operação de 75% dos trabalhadores, com atendimento presencial restrito a, no máximo, um cliente por atendente."

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

serviços essenciais, feriado, finados, dia do servidor público, ponto facultativo

Carregando 0%
Carregando 0%