ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Praticidade e segurança: drive thru na Bento facilita doações em tempos de pandemia

Ação ocorreu na esquina da Andrade Neves, no Cartão de Todos, sem atrapalhar o fluxo de trânsito

29-05-2020 | 16:18:10

Vivenciando uma pandemia, a população se vê, cada vez mais, buscando o individualismo para se manter protegido. Não é recomendado, dentre tantas medidas, compartilhar objetos que são levados à boca, se aglomerar ou abraçar. Entretanto, mesmo buscando o isolamento para evitar a infecção pelo novo coronavírus, a doença exige inovações para não prejudicar aqueles que precisam, ainda mais, do coletivo. 

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Pelotas realizou a ação semanal da Campanha do Agasalho 2020, “Reinvente o Abraço”, através de um drive thru montado pelos agentes de trânsito na avenida Bento Gonçalves esquina Andrade Neves, na empresa Cartão de Todos, parceira do Executivo na realização e um dos pontos fixos de arrecadação. 

Durante a ação, quem passava pela via recebia panfletos informativos sobre a campanha pela Secretaria de Assistência Social (SAS) e colaboradores podiam entregar suas doações sem sair do carro

Ação ocorreu nesta sexta-feira (29) - Fotos: Rodrigo Chagas

Esta é a terceira semana de doações em pontos itinerantes, com o objetivo de facilitar a entrega durante a pandemia de Covid-19. Existem 15 pontos fixos de arrecadação espalhados pelo município, contudo, o drive thru (que na tradução literal do inglês significa "dirige através") permite que aqueles que saem de casa para uma atividade específica, podem aproveitar e incluir no trajeto a doação, sem sair do veículo. 

É o caso do motorista, Renato Niches, que aproveitou a tarde ensolarada para doar as roupas sem risco de contaminação. “Precisamos ser humanos, nós temos pouco, mas enquanto a gente puder ajudar, vamos ajudando”, destacou. 

A oficial do Ministério Público, Heloísa Müller, também aproveitou a saída para realizar tarefas e passou no estande montado pela SAS para entregar sua doação. “Acho muito importante ações como esta. Eu consigo doar, ajudar alguém sem sair do carro, o que me faz sentir segura”, afirmou. 

Para o gerente do Cartão de Todos, Marcos Antônio, a parceria entre a empresa e a Prefeitura aumenta a possibilidade de ajudar quem mais precisa. “O Executivo nos convidou para ser ponto de coleta da Campanha do Agasalho e, desde a semana passada, o pessoal começou a trazer as doações e, assim, podemos ajudar quem está passando necessidade neste momento tão difícil que o Brasil e o mundo estão passando”, explicou. 

Com objetivo de preservar a saúde de quem auxilia na distribuição, as doações devem ser levadas e embaladas em sacos plásticos, onde serão armazenadas por sete dias, para que possam mexer nas peças com segurança, quando, logo após, são distribuídas às famílias em vulnerabilidade social. Agasalhos de todos os tipos são necessários, porém a SAS pede com urgência, peças masculinas. Cobertas e calçados também podem ser doados. 

Àqueles que, por qualquer motivo, não podem sair de casa mas desejam realizar doações, podem entrar em contato com a Secretaria, das 8h às 17h, pelo telefone (53) 3309-3600 para agendar um horário o qual as equipes poderão buscar. Pelo mesmo contato, é possível agendar doações de alimentos, materiais de higiene e limpeza. 

Confira os pontos de coleta fixos e de drive thru

Drive thru

5/6 – Estacionamento Stok Center – Avenida Salgado Filho, 963

12/6 – Chafariz As Três Meninas – Calçadão de Pelotas 

19/6 – Estacionamento Macro Atacado Krolow – Avenida Ildefonso Simões Lopes, 41

26/6 – Estacionamento Macro Atacado Treichel – Avenida Fernando Osório, 4.842

3/7 – Postos Azeredo – Rua Gonçalves Chaves, 1.119

10/7 – Estacionamento Shopping Pelotas – Avenida Ferreira Viana, 1.526

17/7 – 9º Batalhão de Infantaria Motorizado Regimento Tuiuti – Avenida Duque de Caxias, 344

Pontos fixos de arrecadação

Cartão de Todos (Avenida Bento Gonçalves, 3.721)

Ecosul (praças de pedágio)

Macro Atacado Krolow (Avenida Eng. Ildefonso Simões Lopes, 41)

DC Fitness Shopping Pelotas (Avenida Ferreira Viana, 1.526)

Gildo Oliveira (Rua General Osório, 1.067)

Liane Lucas Language School (Rua Coronel Alberto Rosa, 403A)

Óticas Diniz (Rua Andrade Neves, 1.750 e Rua Marechal Deodoro, 702A)

Studio DC Fitness (Avenida Presidente João Goulart, 4.251A)

Uni Colégio (Rua Quinze de Novembro, 712)

Escola Santa Mônica (Rua Marechal Deodoro, 673 e Avenida Adolfo Fetter, 3.751)

Foro da Comarca de Pelotas (Avenida Ferreira Viana, 1.134)

Terminal Rodoviário de Pelotas (Avenida Presidente João Goulart, 4.608)

Mercado Central (Praça Sete de Julho, 179)

Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Rua General Osório, 918)

Secretaria de Assistência Social (Rua Marechal Deodoro, 404).

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

Tags

Campanha do Agasalho 2020, Doações, Drive Thru, Prefeitura, Secretaria de Assistência Social, segurança, roupas, Reivente o Abraço

Carregando 0%
Carregando 0%