Novidade foi divulgada durante a entrega das obras de ampliação da Emef Dr. Mário Meneghetti, no Getúlio Vargas
23-05-2019 | 13:37:42
A partir do segundo semestre, Pelotas terá a primeira escola de turno integral na rede municipal de ensino: a Emef Dr. Mário Meneghetti, no Getúlio Vargas. O anúncio foi feito pela prefeita Paula Mascarenhas durante a entrega das obras de reforma e ampliação do educandário, nesta quinta-feira (23) – momento de alegria para toda a comunidade escolar, que comemora a nova fase da instituição.
Paula lembrou que, além de ser um dos compromissos de sua gestão, implantar o sistema de turno integral no Município representava um sonho; objetivo, este, que se concretizará em 2019. “Do Getúlio Vargas vai sair a semente da transformação da educação de Pelotas, que já é muito qualificada graças à valiosa equipe de professores que temos. Desejamos que ela seja exemplo e inspire outras escolas da cidade”, reforçou.
A prefeita salientou que as aulas pela manhã e à tarde simbolizam um investimento na educação e agradam os estudantes, já que apresentam um formato dinâmico de aprendizagem. Na Mário Meneghetti, o sistema será implementado com 100 alunos de quatro turmas de 1º e 2º ano, que permanecerão durante o dia no local. A proposta é preencher a rotina dos pequenos com atividades educativas, culturais, esportivas e artísticas – de forma alternada –, e ampliar a iniciativa para outras turmas, com o passar do tempo.
A satisfação de inaugurar a nova estrutura da Emef estava estampada no rosto de dezenas de professores e alunos da instituição, e também da prefeita, que conheceu as atuais instalações ao lado da comunidade. A Prefeitura investiu mais de R$ 600 mil na construção de seis salas, um conjunto de banheiros, novo sistema de drenagem, colocação de piso cerâmico em dez ambientes, restauração da quadra esportiva e pintura externa.
A requalificação marca o fim da utilização de contêineres como sala de aula na escola – demanda antiga do educandário. Para a diretora Bianca Aires – apontada por Paula e pelo secretário de Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, como importante parceira para as melhorias –, a ampliação mudou 100% o cotidiano na Mário. “Isso nos dá a perspectiva de abrir mais vagas e qualificar, ainda mais, a educação”, contou Bianca, destacando que 950 alunos são vinculados à instituição, além de 83 profissionais.
As salas nos contêineres, que ofereciam condições pouco adequadas, ficaram no passado. Para a prefeita, isso significa oferecer a estrutura qualificada que professores e estudantes merecem.
“É para eles [os alunos] que tudo isso foi feito, para que tenham oportunidades de um ensino melhor, que lhes proporcione um futuro feliz”, pontuou Paula.
O secretário frisou que o investimento do Município, que supera meio milhão de reais, corresponde ao poder transformador da educação e da atividade docente. Corrêa ressaltou o crescimento expressivo na infraestrutura da escola que, consequentemente, refletirá no aumento das vagas. “O Município está possibilitando condições melhores de trabalho e aprendizado para a comunidade escolar", sustentou.
Prefeitura reforma e amplia Escola Ferreira Vianna
Obra na Emei Anita Malfatti vai dobrar a área da escola
Prefeita apresenta projetos e obras previstas para a Educação em 2019
O vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Planejamento e Gestão (pasta responsável pelo projeto, gerência e fiscalização da obra), Roberto Ramalho, o vereador Éder Blank (PDT), a presidente do Conselho Escolar da Emef, Rafaela Voser, corpo docente e funcionários da Mário Meneghetti também acompanharam o evento desta quinta. Paralelo à implantação da escola de turno integral, está prevista uma parceria com o Sesi, a fim de utilizarem uma de suas metodologias de trabalho no educandário.