ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita anuncia dez novos leitos de UTI - Covid

Em live, prefeita também pediu colaboração da comunidade para um lockdown voluntário

13-08-2020 | 18:28:40

A prefeita, Paula Mascarenhas anunciou, na tarde desta quinta-feira (13), em pronunciamento pelas redes sociais da administração municipal, a ampliação da rede hospitalar dedicada aos pacientes infectados pelo coronavírus. Durante a live, também, convidou a população a realizar um lockdown voluntário no próximo fim de semana.

Paula abriu a transmissão lamentando as mortes das três vítimas confirmadas nesta quinta (13). Relembrou o trabalho feito pela Prefeitura, para a ampliar a rede de atendimento de casos de Covid-19 e anunciou os dez novos leitos de UTI, no hospital Beneficência Portuguesa, aumentando de 114 para 124 leitos específicos para pacientes contaminados pelo coronavírus.

"Vamos repassar R$ 200 mil por mês, para que o hospital faça a contratação de profissionais para que esses leitos, locados por nós, passem a receber os pacientes. Sábado (15), as equipes já estarão prontas. Estão terminando seu treinamento e irão iniciar seu trabalho", comemorou a gestora municipal.

Paula salientou que, para o funcionamento dessa UTI, foram contratados 46 novos profissionais. A carência de médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem. é
fator que vêm impedindo o aumento de leitos na rede Covid de Pelotas. "As pessoas não imaginam como é complexo montar uma Unidade de Tratamento Intensivo como essa, que irá funcionar 24 horas, devido à quantidade de pessoas necessárias para compor as equipes que trabalham nas UTIs", frisou a prefeita, que agradeceu à direção da Beneficência pela parceria.

Outros dois encaminhamentos para aumentar as vagas hospitalares foram destacados durante o pronunciamento: o programa do governo federal, ao qual o Município solicitou 30 médicos, e a negociação com uma Organização da Sociedade Civil para a gestão do Centro Covid e, assim, a contratação de profissionais da saúde.

Prefeita anunciou novos leitos de UTI e pediu lockdown voluntário à população - Fotos: Rodrigo Chagas

Lockdown voluntário

Ao ressaltar a ocupação máxima dos leitos de UTI, registrada nesta quinta-feira, a prefeita alertou que os novos leitos não representam a possibilidade de relaxar as regras de prevenção ao contágio e à expansão da pandemia. Paula agradeceu pela conquista do índice de isolamento social de 78,4% no fim de semana passado e fez um pedido: um lockdown voluntário nos próximos dias.

"Ouvimos várias críticas, inclusive de pessoas que nunca estiveram em Pelotas, Mas, não tenho dúvida que agimos certo, que escolhemos os direitos de vida e saúde, que também estão na Constituição. A população colaborou e muito; ficou em casa e não foi por medo das forças policiais. As pessoas entenderam seu papel no processo, realizaram esforço pessoal pelo bem coletivo", pontuou.

De acordo com a prefeita, o comércio manterá suas atividades, conforme as regras do Sistema de Distanciamento Controlado - bandeira vermelha. Os espaços públicos, como a praia do Laranjal, estarão fechados como forma de evitar aglomerações.

"Vamos nos unir para vencer tudo isso. Estamos fazendo o nosso melhor. Esses dez leitos não são a solução, mas são um alívio que pode não durar muito se não mantivermos o isolamento social. Nós somos os agentes do esforço, mas somos também os beneficiários - as nossas vidas estão sendo preservadas. Não tenho dúvida que vamos vencer esse vírus", conclui.

Estrutura da rede com novos leitos

Os dez novos leitos correspondem a um dos três kits de equipamentos que compõem Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) locados em junho, quando a Prefeitura já estruturava a ampliação da rede de atendimento a pacientes infectados por coronavírus. A partir de agora, o Município passa a contar com 124 leitos Covid, disponibilizados da seguinte forma: 

* 45 UTIs - 35 leitos adultos e 5 pediátricos SUS e 5 leitos convênios

* 79 Enfermaria - 38 leitos no HE-UFPel (SUS), 10 pediários no Centro Covid (SUS) e 31 leitos na Beneficência Portuguesa (SUS e convênios)

Segundo a assessoria de Imprensa da Beneficência Portuguesa, para a ampliação dos leitos, o hospital contratou 46 novos profissionais, sendo 13 médicos, três fisioterapeutas e 30 profissionais entre técnicos de Enfermagem e enfermeiros.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, coronavírus, leitos, lockdown, live, pronunciamento, população, UTI, hospital, Covid-19

Carregando 0%
Carregando 0%