ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita avalia ações de enfrentamento à pandemia em videoconferência da Azonasul

Associação irá reencaminhar solicitações de prefeituras da região para ampliar rede de atendimento a possíveis pacientes de Covid-19

18-06-2020 | 15:34:26

Uma avaliação sobre a progressão da pandemia causada pelo novo coronavírus foi o principal tema da videoconferência realizada pelos prefeitos das cidades integrantes da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), na manhã desta quinta-feira (18). Durante o encontro virtual, a chefe do Executivo de Pelotas destacou as ações realizadas para manter a doença controlada, assim como o baixo número de hospitalizações registrado até o momento.

Prefeita Paula participou de encontro online com prefeitos que integram a Azonasul - Foto: Gustavo Vara

O presidente da Azonasul, prefeito de Arroio Grande, Luís Henrique Pereira da Silva, destacou a posição atual no cenário gaúcho dos dois maiores municípios da região, Pelotas e Rio Grande, com relação ao controle de casos positivos e de internação hospitalar. "Precisamos destacar os bons resultados relacionados ao trabalho eficiente que os prefeitos dessas duas cidades, tão importantes na nossa região, estão fazendo e sendo exemplos para todos nós", disse o gestor.

A prefeita, Paula Mascarenhas, abriu a participação no encontro on-line, agradecendo o reconhecimento pelo bons resultados, como o baixo número de pacientes hospitalizados e a inexistência, até agora, de óbitos - com destaque nacional, por Pelotas ser o único município brasileiro com mais de 200 mil habitantes que ainda não registrou morte por Covid-19. 

"Os números nos mostram que estamos tomando as decisões corretas, entre elas o trabalho efetivo da Vigilância Epidemiológica em acompanhar os casos positivos e rastrear seus contactantes. O baixo índice de hospitalização, que permanece na média entre quatro e seis internados, nos dá uma certa segurança, mas não tranquiliza", disse Paula. A prefeita pelotense também enfatizou que hoje Pelotas tem 49, 4 infectados para 100 mil habitantes, um índice razoável se for comparado a outros municípios gaúchos, como Santa Maria com 156,7 contaminados para 100 mil moradores.

Paula destacou na reunião da Azonasul que Pelotas tem "49, 4 infectados para 100 mil habitantes, um índice razoável se for comparado a outros municípios gaúchos". - Foto: Gustavo Vara

Especialistas e população

Paula lembrou que ouvir a opinião dos epidemiologistas da UFPel, que chegaram a prever um avanço maior da doença a partir do registro do 50º caso, foi fundamental para a preparação de leitos específicos para pacientes Covid, um total de 89, em processo de ampliação. 

A gestora ainda creditou o momento de êxito vivido pelo município no enfrentamento ao vírus à adesão da população às determinações municipais. "E esse engajamento tem que continuar. O distanciamento controlado precisa ser respeitado, a permanência do uso da máscara, a adoção das regras de higienização... Não podemos relaxar, qualquer descuido pode reverter a situação em que estamos."

Veja mais:

+Paula Mascarenhas participa de reunião dos prefeitos da Azonasul

Documento

Durante a reunião, a Prefeitura de Canguçu confirmou a informação anunciada pelo governo do Estado de destinar dez leitos de UTI para o município. Por outro lado o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, não escondeu a preocupação com o número crescente de casos, assim como de hospitalizações e solicitou apoio dos demais prefeitos para ampliar o número de leitos disponíveis, que assim como Pelotas, atende pacientes de toda a região. 

A partir dessa ponderação, e também da imprevisibilidade da progressão da doença, a Azonasul irá encaminhar um documento, como já foi feito após o registro dos primeiros casos positivos na região, aos representantes políticos na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, assim como aos governos estadual e federal, para reforçar as ações de enfrentamento à pandemia na região.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

Tags

coronavírus, covid-19, pandemia, azonasul, videoconferência

Carregando 0%
Carregando 0%