ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Semana da Mulher

Prefeita conhece descoberta do IFSul sobre testagem e indica ao Estado

Pesquisa do Câmpus Pelotas revela que, por meio de algoritmo, é possível reduzir exames para confirmar, ou não, infecção pelo novo coronavírus

08-05-2020 | 10:46:55

Estudo do grupo de Pesquisa em Automação e Controle do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) – Câmpus Pelotas foi apresentado à prefeita Paula Mascarenhas na tarde dessa quinta-feira (7). Os professores colocaram à disposição do Município o trabalho que usa a inteligência artificial para auxiliar na constatação de casos de infecção pelo novo coronavírus, com a possibilidade de reduzir a necessidade de exames laboratoriais.

Acompanhados pelo reitor do Instituto, Flávio Nunes, os pesquisadores revelaram, à prefeita e à secretária de Saúde, Roberta Paganini, que – através de um algoritmo – foi possível combinar dados do paciente, como exames de urina, sangue e Influenza B (um tipo de gripe), a fim de detectar a probabilidade da pessoa ser positiva para Covid-19. Do total de 191 testes positivos utilizados pelos estudiosos do IFSul, a combinação numérica acertou o resultado de 187, um aproveitamento maior que 90%.

Paula: 'pesquisa será de grande valia à estratégia de enfrentamento adotada no Estado' – Fotos: Rodrigo Chagas
" O experimento é capaz de reduzir o número de testes aplicados, além de auxiliar no armazenamento de informações dos doentes em um banco de dados, sem identificação da pessoa, para análises e estatísticas", explicou o professor Vinícius Kuhn, um dos responsáveis pela pesquisa. 

O reitor colocou a descoberta à disposição da Prefeitura para colaborar nas ações de enfrentamento da pandemia.

"O estudo pode ajudar na tomada de decisões, como, por exemplo, na escolha de qual paciente deve ser testado da forma tradicional, com o exame laboratorial e qual não tem essa necessidade", assinalou Nunes.

Em razão da cidade possuir um número pequeno de pacientes internados, a gestora-chefe do Executivo pelotense sugeriu encaminhar – também – o relatório da investigação para aplicação em contingentes maiores, em lugares com um número expressivo de infectados.

"Vou intermediar um encontro com o governador Eduardo Leite, pois acredito que essa pesquisa será de grande valia à estratégia de enfrentamento adotada por ele no Estado", informou Paula, ao mostrar orgulho do trabalho dos profissionais do IFSul.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel. 

Tags

ifsul, albert einstein, coronavírus, covid-19, inteligência artificial

Carregando 0%
Carregando 0%