ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Semana da Mulher

Prefeita e governador debatem controle do vírus em reunião online

Em diálogo com Paula, Eduardo Leite detalhou estratégia de distanciamento social e antecipou que a divulgação será sexta (8)

06-05-2020 | 15:22:48

A prefeita Paula Mascarenhas e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, realizaram reunião online, na manhã desta quarta-feira (6), para tratar do modelo de distanciamento social anunciado no dia 30 de abril. A iniciativa é estratégia de enfrentamento do novo coronavírus no Estado. A avaliação das restrições adotadas até agora e as possíveis mudanças, a partir da realidade da expansão da Covid-19, também estiveram em pauta durante a videoconferência.

Gestores públicos abordaram modelo 'controlado', adotado no Rio Grande do Sul – Foto: Rodrigo Chagas

Por cerca de meia hora, os dois chefes dos Executivos municipal e estadual trocaram informações acerca das medidas determinadas e fundamentadas no padrão de controle, que dividirá o Rio Grande do Sul em regiões. Com a decisão, será possível classificar a pandemia em cada uma das áreas por cores. Se hoje a normativa já estivesse valendo, Pelotas estaria enquadrada na bandeira laranja – risco médio de propagação do Sars-CoV-2

Na oportunidade, a prefeita destacou a preparação da rede hospitalar local para os casos de infecção, como o aumento de leitos em pouco mais de um mês: de cinco para 31, referentes a Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), e de 17 para 58 leitos de enfermaria.

"A nossa ideia, a partir do cumprimento da promessa do Ministério da Saúde de enviar 20 respiradores, é aumentar o número de UTIs ainda no próximo mês", antecipou Paula ao governador.

A prefeita confirmou que, atualmente, apenas duas pessoas – um bebê e um homem de 26 anos – ocupam leitos SUS destinados a casos Covid em Pelotas. Ambos ainda são suspeitos de terem sido contaminados pelo vírus.

Avaliação em Pelotas

A abertura gradual do comércio, por 6 horas diárias, com a adesão massiva da população e empresários ao uso de máscaras e métodos de higienização, destacando-se a aplicação habitual do álcool em gel, foi outro tema da conversa. Paula destacou, a Eduardo Leite, detalhes do Decreto Municipal nº 6.274, que obriga a utilização de máscaras no transporte coletivo. Na sequência, salientou a necessidade de analisar a retomada de outras atividades de natureza mercantil.

"Nesse momento, estou analisando a situação das academias e escolas infantis privadas. Inclusive solicitei ao Sindicato dos Dirigentes Lojistas, o Sindilojas, um levantamento de como as mães, comerciárias, procedem com os filhos pequenos com essas instituições fechadas", informou a prefeita.

Governador anuncia modelo

O governador adiantou, durante a audiência virtual, que o novo modelo de distanciamento social controlado, com a análise de risco para contágio pelo novo coronavírus, será divulgado nesta sexta-feira (8). Ele foi construído a partir de informações coletadas com entidades que representam diversos setores: agronegócio, comércio, indústria, serviços e transporte. Segundo Eduardo Leite, seu mandato não deixou de considerar o impacto econômico causado pelas restrições e o nível de segurança da disseminação do Sars-CoV-2.

"Vamos determinar as bandeiras e os protocolos que os municípios deverão seguir a partir da análise da situação de cada uma das regiões em dois eixos: a propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento hospitalar", explicou o governador.

Novas medidas locais

Eduardo Leite encerrou a videoconferência informando que, em relação à resolução estadual, os prefeitos possuirão autonomia para tomada de providências mais restritivas ou não. Paula ratificou que aguardará o anúncio oficial da classificação da cidade, com base no no modelo de distanciamento social controlado, adotado pelo governo gaúcho. Todos os esforços concentram-se no estudo de novas definições de controle do avanço do vírus em Pelotas.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, governador, distanciamento social, controle, avaliação

Carregando 0%
Carregando 0%