ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita e vice recepcionam o deputado estadual Mateus Wesp

Atual presidente estadual do PSDB conheceu algumas das ações desenvolvidas no município, especialmente, as direcionadas à diminuição da violência e à segurança pública

14-06-2019 | 15:01:06

Nesta sexta-feira (14), a prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz recepcionaram o deputado estadual Mateus Wesp – atual presidente estadual do PSDB e líder da bancada tucana na Assembleia Legislativa. Natural de Passo Fundo, o parlamentar veio a Pelotas para a abertura oficial da 27ª Fenadoce, na noite desta quinta (13), e aproveitou a oportunidade para visitar a chefe do executivo municipal.

Foto: Gustavo Vara

Durante o encontro, conversaram a respeito da situação econômica e política atual do país e, ainda, sobre os projetos que vêm sendo desenvolvidos na cidade. Além da entrega de obras, como vias recuperadas e requalificações de escolas e unidades de saúde, a prefeita salientou ao deputado as conquistas alcançadas por meio do Pacto Pelotas pela Paz – projeto de segurança pública que busca impactar na diminuição da violência.

Paula destaca queda de todos os índices criminais de Pelotas em fórum

“É o projeto que mais me entusiasma porque tem coisas fantásticas acontecendo. Além da redução de 50% dos homicídios nos primeiros quatro meses do ano, comparado a 2018, existe todo um trabalho voltado à prevenção da violência, que envolve o cuidado com gestantes e bebês, a atenção à vida escolar, a criação de oportunidades de trabalho para jovens e a ressocialização de apenados”, explanou a prefeita.

Paula também reforçou que o Pacto produz evidências científicas, com vistas a qualificar as políticas públicas, e lembrou que Pelotas é a primeira cidade do mundo a implementar o ACT – programa desenvolvido pela Associação Americana de Psicologia, que prepara famílias a educarem sem violência – na rede municipal. “Não adianta prender e encher os presídios se não mudarmos o futuro, e isso fazemos através da prevenção”, ressaltou.

Fotos: Gustavo Vara

Programa que prepara famílias para educarem sem violência torna-se política pública

A prefeita frisou que o desafio agora é estimular que a sociedade se aproprie do projeto de segurança e faça com que ele permaneça, considerando a relevância das iniciativas para a cidade. “É algo que transcende esta gestão; podem mudar o nome, mas as políticas públicas precisam continuar”, defendeu, destacando que servidores públicos de carreira estão sendo instrumentalizados com o propósito de garantir a perenidade do pacto pela paz.

Carregando 0%
Carregando 0%