ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita entrega máscaras para comunidade do loteamento Santa Cecília

Parceria com o Grupo RBS e lojas Renner e Lebes promoveu ação social em localidade do bairro Santa Terezinha

16-06-2020 | 16:29:39

Com o objetivo de proteger a população em alta vulnerabilidade social, uma parceria entre a Prefeitura de Pelotas, o Grupo RBS e as lojas Renner e Lebes distribuirá cinco mil máscaras, nas próximas semanas, nos bairros periféricos da cidade. Nesta terça-feira (16), a prefeita Paula Mascarenhas esteve no loteamento Santa Cecília, localizado no bairro Santa Terezinha, para realizar a primeira entrega do lote. 

Durante a entrega, Paula falou sobre a importância de usar o equipamento de proteção caso a pessoa tenha que sair de casa, bem como outros cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, como a higienização frequente das mãos. “Estamos vivendo uma pandemia muito grave no mundo. A gente precisa vencer isso e só conseguiremos vencer se todo mundo prestar atenção nas informações e seguir as orientações dos profissionais de saúde”, afirmou. 

Paula falou com a comunidade local sobre medidas de prevenção ao novo coronavírus - Fotos: Gustavo Vara

A chefe do Executivo destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Guarda Municipal, junto aos demais órgãos de segurança, para fiscalizar o cumprimento das medidas de prevenção determinadas nos decretos municipais, além de coibir aglomerações. 

“Vocês devem estar acompanhando o que está acontecendo em algumas regiões do país. Não queremos que isso ocorra aqui, não podemos perder o controle, por isso que vocês são muito importantes, precisamos de cada um. Evitem sair de casa. Vemos muita gente com máscara no Centro, mas nos bairros ainda não é uma realidade, e este pequeno elemento [a máscara] é fundamental para a sobrevivência”, ressaltou a prefeita.

Através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), das 20 mil máscaras destinadas para o município, cinco mil foram enviadas para a Guarda Municipal distribuir durante as operações e para a Secretaria de Assistência Social (SAS). Segundo o secretário da Sdeti, Gilmar Bazanella, 15 mil máscaras foram encaminhadas para a Central Única das Favelas (CUFA) do município, enquanto o lote de 2,5 mil destinadas para a SAS estarão sendo distribuídas nos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, junto aos alimentos entregues à comunidade cadastrada.

O secretário de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, explica que as 2,5 mil máscaras entregues à Guarda Municipal deverão ser distribuídas nas próximas três semanas durante as Operações Integradas que serão realizadas nos bairros de Pelotas. Ele ressalta que a comunidade que tiver interesse em ser atendida com essas operações pode entrar em contato através da Ouvidoria da Prefeitura e os profissionais da segurança municipal irão esquematizar as ações.

Esteve presente também o vice-prefeito Idemar Barz.

Dificuldade para adquirir máscaras

A moradora do loteamento onde ocorreu a ação, Cátia Mena, conta que o desemprego dificulta a aquisição de máscara e que distribuições como essas ajudam na prevenção da Covid-19. “A gente não tem como comprar a máscara e tem muita gente em situação de risco que precisa, então essa distribuição ajuda muito as famílias mais pobres e em dificuldade, isso ajuda a prevenir do vírus”, disse.

Outra moradora de Santa Cecília, Clair Rodrigues, afirma que a visita da prefeita faz com que a comunidade entenda a seriedade da situação. “É bom quando ela [Paula] vem aqui, porque aí o povo escuta. O pessoal usa máscara aqui, mas é bom reforçar, alguns não acreditam nessa pandemia, não vêem o que está acontecendo lá em cima [outras regiões do Brasil], então temos que ajudar para evitar que aconteça aqui”, defendeu Clair.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

 
  

Tags

doação, Grupo RBS, loja Renner, loja Lebes, prefeita Paula Mascarenhas, prevenção ao coronavírus, máscaras, loteamento Santa Cecília, Santa Terezinha

Carregando 0%
Carregando 0%