ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita palestra em São Lourenço sobre mulheres na política

Paula Mascarenhas foi convidada a participar do 1º Seminário da Mulher Empreendedora

Por Joice Lima 24-05-2018 | 19:07:16

      Paula Mascarenhas participou, na quarta-feira (23), em São Lourenço do Sul, do 1º Seminário Mulher Empreendedora” , que teve por tema: “Papel da Mulher como Líder”. No Sindicato Rural daquele município, a primeira prefeita eleita de Pelotas proferiu a palestra “Líder e poder: a mulher na política”.

Fotos: Gustavo Vara.

      Por cerca de 40 minutos, Paula discorreu sobre as mudanças que as grandes guerras ocasionaram no papel da mulher, na sociedade; “A luta pela representatividade” – enquanto na Inglaterra as mulheres conseguiram o direito ao voto em 1918 e nos Estados Unidos, no ano seguinte (1919), no Brasil a primeira eleição com participação feminina ocorreu em 1928.

      Neste ano, Alzira Soriano elegeu-se para ocupar a prefeitura de Lages, no Rio Grande do Norte, sendo a primeira mulher a ter a posição de chefe do Executivo em toda a América Latina. No entanto, a inclusão oficial do voto feminino no Código Eleitoral ocorreu em 1932, por iniciativa do presidente Getúlio Vargas.

      

      A prefeita de Pelotas recordou também “O papel da liderança política” e “As mulheres mais poderosas do mundo”, destacando, na atualidade, a primeira ministra alemã, Angela Merkel; a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May; a co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates, Belinda Gates, e a chefe de Operações do Facebook, Sheryl Sandberg.

      Paula ainda salientou o que considera serem características essenciais para um bom governo: boa técnica, boa política e boa comunicação. E falou também do poder da liderança na política.

      Confira a galeria de fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

Tags

paula mascarenhas palestra, seminário, papel da mulher

Carregando 0%
Carregando 0%