ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Semana da Mulher

Prefeita participa de live realizada pela UCPel

Paula falou sobre o desafio de administrar um município durante a pandemia do novo coronavírus

02-06-2020 | 15:46:57

A rede mundial de computadores aproximou a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, dos acadêmicos dos cursos de Administração e Gestão da Universidade Católica de Pelotas no começo da noite de segunda-feira (1º). Em uma entrevista ao vivo, online, ação do projeto "Gestão em Tempos de Pandemia", a chefe do Executivo municipal falou sobre os desafios de gerir um município durante uma pandemia

Entrevistada pelo coordenador dos cursos de Gestão da UCPel, professor Rafael Damé Andretti, Paula falou que se tornou gestora "quando senti sobre os meus ombros a responsabilidade de ser prefeita". A relação com os poderes Legislativo e Judiciário, com a imprensa e, principalmente, com a comunidade - destaque para as redes sociais -, foi lembrada como uma estratégia de gestão pública adotada pelo atual governo municipal. 

"Política é relacionamento. Precisamos ouvir, conversar, acompanhar o ritmo da sociedade. O bom gestor é líder, inspira pelo exemplo", disse a prefeita, professora por formação.

Pandemia

Durante a transmissão ao vivo, Paula Mascarenhas afirmou viver um momento ímpar, como para todos os gestores municipais, já que a pandemia causada pelo novo coronavírus alterou algumas metas previstas no plano de governo e as tomadas de decisão têm sido quase diárias.

"Acredito que todos nós, gestores ou não, iremos sair diferentes da pandemia. Estamos estabelecendo pontes entre as pessoas apesar do distanciamento social. Precisamos tirar as lições corretas", salientou Paula. 

Os gastos causados pelo enfrentamento à doença estiveram na pauta da entrevista, já que orçamento é sempre um obstáculo a ser superado por administradores públicos ou privados. A gestora municipal explicou as alternativas encontradas para manter os serviços ligados à Prefeitura funcionando, apesar da necessidade de recursos não previstos em orçamento. "Buscamos recursos de fundos municipais e, inclusive, da Câmara de Vereadores, além de contarmos com repasses do governo federal", relatou.

Paula respondeu perguntas do projeto "Gestão em tempos de Pandemia", promovido pela UCPel - Foto: Rodrigo Chagas

A prefeita ressaltou, ainda, a necessidade de ouvir, com muita frequência, especialistas no assunto, os integrantes do Comitê de Crise - composto por representantes de instituições e entidades - e de ser transparente na informação para a comunidade. Paula contou aos espectadores da live que ter permitido a reabertura gradual do comércio no dia 23 de abril foi uma decisão quase solidária, a mais difícil até o momento relacionada à pandemia. 

"Eu avaliei o momento, ouvi as pessoas, achei que era necessário fazer a flexibilização. Hoje, um mês depois, acredito ter tomado a decisão correta. Para todo gestor o mais importante é o bom senso", aconselhou a prefeita ao agradecer pela oportunidade de falar sobre a experiência de ser gestora em um momento histórico para o mundo todo.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel.

Tags

saúde, coronavírus, gestão, prefeita, universidade

Carregando 0%
Carregando 0%