ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita Paula participa de videoconferência sobre otimização da estrutura de saúde

Convite partiu da World Observatory, Go Associados e CG/LA, entidades que têm auxiliado o poder público no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus

02-04-2020 | 18:37:36

Na tarde desta quinta-feira (2) a prefeita Paula Mascarenhas participou de uma videoconferência sobre a otimização da estrutura de saúde para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O convite partiu da World Observatory, Go Associados e CG/LA, entidades que têm auxiliado o poder público no trabalho de contenção do vírus. Juntas, elas lançaram um guia chamado “Estratégias para governos estaduais e municipais otimizarem infraestrutura hospitalar para tratamento da Covid-19”, que foi disponibilizado para prefeituras de todo o Brasil pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS). 

Fotos: Rodrigo Chagas.
“Agradeço a vocês pela criação desse guia com sugestões de estratégia, tem nos ajudado muito no combate à pandemia em Pelotas”, disse a prefeita, Paula Mascarenhas. 

Das sugestões contidas no documento, Pelotas já cumpre algumas desde o início da crise gerada pelo novo coronavírus, como a suspensão dos procedimentos de saúde eletivos, ou seja, aqueles que não são de urgência e emergência; o afastamento dos profissionais da saúde que fazem parte dos grupos de risco; a separação física dos locais de atendimento para casos suspeitos do Covid-19, entre outros.   

A prefeita Paula expôs aos participantes algumas das medidas adotadas em Pelotas para fazer frente à crise, como a suspensão da cobrança de água para instituições de saúde e famílias de baixa renda que pagam a tarifa social, e a utilização de recursos do Fundo para Sustentabilidade do Espaço Municipal (Fusem) e do Fundo Municipal de Proteção e Recuperação Ambiental (FMAM) para investimentos contra a crise. 

Paula ressaltou que a pandemia causará uma diminuição da arrecadação dos municípios, que já passam, em sua maioria, por dificuldades financeiras. “Será necessário um aporte financeiro da União aos Municípios, para que consigamos enfrentar os próximos meses”, disse a prefeita.   

A chefe do Executivo pelotense contou também sobre a ferramenta que está sendo desenvolvida pelo Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e que promete prever o pico de contágio pelo coronavírus em uma região, o número de leitos de UTI necessários, entre outras informações valiosas. 

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), também participou do debate, expondo a situação do seu município, que procura otimizar a triagem dos pacientes, com a aplicação de testes rápidos. O pesquisador da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Paulo Saad, contou que o desafio na sua região, no interior do Pernambuco, é atender as cidades pequenas, do sertão nordestino, que possuem carências até mesmo de médicos nas Unidades Básicas de Saúde.   

Confira o Guia em PDF: 

 

Não caia em fake news

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

prefeita paula mascarenhas, videoconferência, estratégias otimização da saúde, coronavírus, enfrentamento à pandemia

Carregando 0%
Carregando 0%