ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeita responde questionamentos da imprensa e da população em transmissão ao vivo

Paula falou sobre a alteração da bandeira do Distanciamento Controlado, situação do Pop Center e outros assuntos relacionados ao coronavírus

10-06-2020 | 13:35:31

A prefeita Paula Mascarenhas realizou, na manhã desta quarta-feira (10), a semanal transmissão de vídeo ao vivo nas redes sociais para responder questionamentos da imprensa e da população pelotense quanto à Covid-19. Hoje, o município têm 123 casos confirmados, sendo destes 94 considerados recuperados, 25 em isolamento domiciliar e três internações. 

Fotos: Gustavo Vara

Paula iniciou apresentando o ranking de Pelotas no Rio Grande do Sul: dos 331 municípios gaúchos com confirmações para a doença, a cidade pelotense está em 21º em relação ao número de casos no Estado. Além disso, ocupa a 17ª posição quanto à incidência da doença para cada 100 mil habitantes.

No último sábado (6), o Governo do Estado publicou a atualização, a qual ocorre semanalmente, do Distanciamento Controlado, mostrando que a Região 21, onde se encontra Pelotas, passou de bandeira laranja para amarela. A alteração indica que a região apresenta alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença. Entretanto, Paula salientou que isso não deve relaxar o isolamento social. 

“Hoje nós tivemos a terceira morte na nossa região, um óbito de Canguçu, então temos que ficar atentos, não é só pelo fato de mudar a bandeira que deve nos fazer perder o controle”, frisou.

“Algumas pessoas não entendem o porquê da alteração se temos aumento no número de casos, mas, efetivamente, a grande bússola são aquelas pessoas que estão internadas. Inclusive, como gestora, quando a bandeira passa de laranja para amarela, por mais que seja uma boa notícia, isso aumenta minha responsabilidade, pois a tendência é que as pessoas queiram relaxar mais. Ainda não é momento para isso, se a gente deixar de fazer isolamento social, podemos retornar para a bandeira laranja”, alertou a chefe do Executivo.

A prefeita ainda anunciou uma alteração no Decreto 6.267, permitindo aulas presenciais práticas e em laboratório, apenas em ensino superior e pós-graduação, desde que a instituição siga os protocolos exigidos no decreto. “São protocolos bastante rígidos, alunos que vem de fora devem manter isolamento de 14 dias para depois estarem liberados para as aulas. Se após isso um aluno apresentar sintomas, ele deve ser imediatamente afastado e caso a suspeita de coronavírus seja confirmada, todos aqueles que tiveram contato com o infectado deverão ser testados”, explicou Paula.

Pop Center

Na semana passada, Paula mediou uma conversa entre a gestão e os permissionários do Pop Center, com o objetivo de ajustar o retorno dos comerciantes ao estabelecimento. Ela afirmou durante a transmissão que houve uma proposta dos permissionários e uma contraproposta da empresa gestora. “Achei que a contraproposta é melhor financeiramente para os permissionários, até o final de setembro não pagarão o aluguel durante os 15 dias que sucederem o retorno, depois pagarão 25% do valor durante as próximas quatro semanas, 50% do valor nas próximas quatro semanas e 75% do valor nas próximas cinco semanas”, ressaltou a prefeita.

Como mediadora da negociação, ela solicitou que tenha uma nova proposta no final de setembro para ser debatida. A proposta da gestão foi colocada em votação, na Ouvidoria, localizada no prédio da Prefeitura. 

“Permiti que eles ficassem nas ruas, para que pudessem manter sua sobrevivência, agora o Comitê de Crise, composto também por profissionais da área da saúde, liberou a ocupação e queremos que eles também tenham compreensão com o governo municipal para não ficarem na rua. Estamos solicitando que os comerciantes retirem as bancas das ruas até o domingo (14) e retornem para o estabelecimento na segunda-feira (15)”, orientou. 

Futebol

A chefe do Executivo ainda reiterou achar precipitado o retorno dos treinos de futebol no município. Com a alteração para a bandeira amarela, a região poderia retomar, entretanto, acha a decisão arriscada. “Tem muitos atletas vindos de fora, protocolos de alto custo financeiro, o futebol é um esporte de alto contato. Não estou fechando a porta, é o princípio da precaução, estou esperando o contato dos clubes, o qual ainda não houve oficialmente, para saber a opinião deles”, disse Paula.

Multa para descumprimento de medidas de prevenção

Questionada quanto à penalidade financeira para aqueles que fizerem aglomerações, a prefeita anunciou estar estudando uma maneira viável constitucionalmente de aplicar a multa. “Antes de aplicar a multa, estamos ampliando a fiscalização, com operações como Saúde Para Todos, pois acreditamos que isso respeita mais os cidadãos. Estamos fazendo um esforço para não precisar multar, mas se sentirmos que a população não respeitar as medidas, vamos começar a multar”, ressaltou Paula.

  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel.

Tags

coronavírus, covid-19, transmissão, live, decreto, questionamentos, ranking, pop center, futebol

Carregando 0%
Carregando 0%