ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita reúne forças de segurança para alinhar ações durante a pandemia

Integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) definiram medidas de fiscalização das providências decretadas em função do coronavírus

19-03-2020 | 16:36:46

Desde o início da semana, a prefeita Paula Mascarenhas convoca representantes de diferentes segmentos da sociedade para definir as principais medidas de enfrentamento ao coronavírus. Depois de deliberar novas providências com o Comitê de Crise, na quarta-feira (18), a prefeita reuniu as principais forças de segurança da cidade, integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), nesta quinta (19), para alinhar as informações e ações necessárias no contexto da pandemia, principalmente, aquelas relacionadas ao cumprimento das decisões decretadas pelo Executivo. 

Fotos: Michel Corvello

Entre elas, a proibição de shows, festas e atividades em teatros, cinemas, centros religiosos, clubes sociais e casas noturnas. As providências passam a valer a partir desta sexta-feira (20). Apesar de Pelotas ainda não registrar nenhum caso confirmado de coronavírus, até a tarde desta quinta, Paula acredita que o adiantamento de medidas severas e o empenho em conscientizar a população devem permitir que a cidade passe pela crise de forma mais rápida e amena.

“O mundo ainda está aprendendo a lidar com o coronavírus, mas já é possível identificar que aqueles países e regiões que tomaram as medidas de contenção mais cedo estão enfrentando melhor a situação, com menos casos graves”, lembrou a prefeita, reforçando que as providências buscam evitar o colapso do sistema de saúde. “Nossa maior preocupação agora é a preservação de vidas. Precisamos evitar que ocorra o pico da doença aqui, a exemplo do que aconteceu na Itália, porque nosso sistema não suportará”, argumentou.

A prefeita enfatizou a importância de contar com a colaboração da sociedade, a fim de que sigam as orientações de permanecer em casa, evitar aglomerações e aplicar as indicações relacionadas à higiene e à prevenção da contaminação. De acordo com a gestora, isso facilitará para que respostas mais efetivas sejam dadas, sobretudo, aos casos mais graves.

Fiscalização e efetivo nas ruas

As Operações Integradas, que já fazem parte da rotina da segurança de Pelotas, seguirão em funcionamento todos os dias da semana com os efetivos da Guarda Municipal, Brigada Militar e Secretaria de Transporte e Trânsito. O foco, agora, é na fiscalização das medidas adotadas pela Prefeitura, sobretudo, nas relacionadas à proibição de aglomerações de pessoas. O comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Márcio Facin, afirmou que seu efetivo seguirá atento aos dados informados pelo Observatório Municipal de Segurança Pública, analisando a mudança na rotina dos pelotenses e a incidência dos crimes considerando locais, horários e dias da semana.

Ocorrências online

O delegado regional da Polícia Civil, Márcio Steffens, ressaltou que o órgão também atende o público dando extrema atenção à prevenção da Covid-19. Apesar de todas as delegacias da cidade ainda estarem abertas e de ocorrências ainda serem registradas na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a recomendação é de que elas sejam buscadas, de forma presencial, apenas em situações de extrema necessidade. 

Foto: Michel Corvello

Nas demais situações, a Polícia Civil estimula que os boletins sejam registrados pela internet, através da Delegacia Online. Situações de maus-tratos aos animais, danos, abigeato, perdas, furto, ofensas, ameaças, violação de domicílio, por exemplo, podem ser registradas pelo sistema disponibilizado pelo órgão. Plantões serão mantidos para atendimento de casos graves, como crimes dolosos contra a vida, roubos, recuperação e devolução de veículos, estupros e violência doméstica. 

Susepe

Representando a Secretaria da Administração Penitenciária e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Seapen/Susepe), a delegada penitenciária Deisy Vergara atualizou o grupo em relação à situação do coronavírus no âmbito prisional. De acordo com ela, nenhum apenado da região apresenta sintomas associados à Covid-19. “Já estão sendo providenciados espaços específicos para alocar novos presos, a fim de que não tenham contato com os demais”, explicou.

Deisy acrescentou que as visitas estão suspensas e que a Susepe disponibiliza álcool gel e demais equipamentos de segurança às casas prisionais, que contam com a atuação da totalidade de seu efetivo, com exceção dos servidores integrantes dos grupos de risco.

Poder Judiciário

O diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Marcelo Cabral, destacou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul de suspender o expediente em todo o Poder Judiciário estadual a partir desta quinta-feira (19). Ele frisou que as situações de emergência são atendidas 24 horas por todas as varas, em trabalho domiciliar pelos juízes e, após o expediente, por magistrados plantonistas. Divulgou, ainda, o telefone (53) 99975-1200 que fica à disposição para atendimento ao público.  

GGI-M

Fazem parte do Gabinete de Gestão Integrada: Prefeitura; Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul; 4º Batalhão de Polícia Militar; 3º Batalhão de Bombeiros Militar; 2ª Companhia de Bombeiros Militar; Instituto Geral de Perícias; Foro de Pelotas; Polícia Civil; Consepro; Defensoria Pública; Guarda Municipal; Ordem dos Advogados do Brasil; 8ª Brigada de Infantaria Motorizada; Polícia Federal; 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal; Ministério Público; 5ª Delegacia Penitenciaria Regional; Susepe; Ministério Público; Judiciário e 3ª Companhia do Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

Tags

pandemia, coronavírus, forças de segurança, ggi-m

Carregando 0%
Carregando 0%