ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Vice-prefeito

Prefeitos da Azonasul reúnem-se em Herval para tratar das demandas da região

Município anfitrião do encontro comemora 194 anos de emancipação política nesta sexta-feira

17-01-2019 | 18:22:27

Herval, distante cerca de 145 quilômetros de Pelotas, sediou a primeira reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) de 2019, na manhã desta quinta-feira (17). O prefeito em exercício Idemar Barz representou a prefeita Paula Mascarenhas no evento, que também simbolizou a celebração dos 194 anos de emancipação política da cidade anfitriã, a serem comemorados nesta sexta (18). A reunião ocorreu no Parque do CTG Minuano, que também é palco para a 19ª edição do Rodeio Internacional de Herval.  

Fotos: Gustavo Vara

Com a presença de prefeitos, secretários e demais autoridades vinculadas aos municípios que compõem a Associação, o encontro foi oportunidade para que as representações políticas pudessem alinhar as tratativas referentes às demandas prioritárias da Zona Sul. Entre elas, a conclusão da obra da BR-116 e a dificuldade financeira enfrentada pelas cidades, o que reflete, segundo os prefeitos, principalmente, na área da saúde.

Barz salientou a importância da mobilização das prefeituras em prol de causas afins e da relevância de reivindicá-las junto àquelas representações que podem intervir de forma positiva. “A parte interessada deve lutar pelo que precisa mudar e melhorar. Precisamos nos unir”, reforçou.

Presidente da Azonasul, o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter, relatou os principais pontos da reunião que teve, recentemente, na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), onde apresentou um relatório com as reivindicações construídas com os demais prefeitos. Harter destacou que a Famurs comprometeu-se em reforçar as demandas junto ao governador Eduardo Leite e, também, ao Governo Federal – a Federação está nesta quinta, em Brasília, defendendo os pleitos.  

“São demandas consideradas como prioridades urgentes para a região. Acredito que quanto mais elas forem repetidas, mais verão a necessidade de atendê-las”, assinalou o presidente.  

Presente em Herval, o deputado federal eleito Daniel Trzeciak (PSDB) também fortaleceu a necessidade da região mobilizar-se em favor da duplicação da rodovia. “Precisamos ser incansáveis nessa pauta e nessa luta”, declarou. Trzeciak também mencionou que a construção do hospital que será 100% SUS, da Universidade Federal de Pelotas, precisa da intervenção do governo federal para sua concretização; o local, segundo o deputado eleito, não atenderá apenas a população pelotense, mas de toda a região.

Colheita do Arroz

O chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Jair Nachtigal, lembrou, na ocasião, da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que ocorre de 20 a 22 de fevereiro, no Capão do Leão. “Serão apresentadas possibilidades de diferentes enfoques, no sentido de garantir a diversificação da matriz produtiva e a renda do produtor, a fim de que a atividade seja lucrativa e que o arroz continue sendo uma das bases agropecuárias da nossa região”, apontou Nachtigal.  

Consórcio Extremo Sul  

Na reunião, também foi consolidada a nova presidência do Consórcio Público do Extremo Sul, ao definir o prefeito de Piratini, Vítor Rodrigues, para liderar a entidade pelos próximos dois anos. Rodrigues substitui o prefeito de Pedras Altas, Luiz Alberto Perdomo. Como vices desta nova gestão, os prefeitos de Jaguarão e Herval, Favio Telis e Rubem Wilhelnsen, respectivamente.

Tags

azonasul, prefeitos, herval

Carregando 0%
Carregando 0%