ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana

Prefeitura agiliza construção do Parque Urbano da Juscelino

Projeto está pronto e início das intervenções marcado para a semana que vem

Por Tânia Magalhães 04-06-2020 | 11:03:12

A Prefeitura, por intermédio do acompanhamento do corpo técnico das secretarias de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e de Qualidade Ambiental (SQA), vai iniciar a construção do Parque Urbano da avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira com rua Doutor Cassiano. Para viabilizar a execução, foram feitos ajustes no projeto original, reduzindo custos. 

O início das intervenções está marcado para a próxima segunda-feira (8), com limpeza fitossanitária da área; acompanhamento técnico da SQA, simultânea à construção dos taludes de contenção; e regularização preliminar do pavimento do entorno.

Pneus serão utilizados para construção dos taludes de contenção – Fotos: Divulgação/SGCMU

Conheça a mudança a caminho

A área destinada ao Parque Urbano, atualmente, exige, do Município, a retirada constante de acúmulos de lixo proveniente de descartes irregulares e é um local sem aproveitamento pela população. O terreno é de 130 metros de comprimento por 45 de largura, onde será preservada toda a mata existente na parte central.

O projeto transformará o atual terreno, disponibilizando, à comunidade, espaços de lazer, caminhadas, recreação, estar e contemplação, integrando-se ao contexto urbano de futuros empreendimentos e promovendo uma visão urbanística linear junto à praça Palestina e outras áreas. A execução do Parque Urbano será em várias etapas.

Layout do Parque Urbano – Divulgação/SGCMU

Alternativa estrutural e ecológica

O secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams, explica que o projeto, elaborado pela empresa Inflorescência, previa a construção de gabiões, que são muros de pedras para contenção. A utilização desse material não seria viável dentro dos recursos disponíveis, provenientes de mitigatórias e compensações. Então, as secretarias envolvidas apontaram a adaptação da parte estrutural com o uso de pneus para o talude, reduzindo os custos em torno de 50%.

“Os taludes de pneus são uma alternativa ecologicamente correta e oferecem uma destinação final ao produto poluidor, além de permitir excelente acabamento”, salienta Reydams.

Tags

parque urbano, juscelino kubitschek de oliveira, doutor cassiano, pneus, limpeza, área de lazer, recreação, caminhada, limpeza, preservação da mata

Carregando 0%
Carregando 0%