ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura cria centros de isolamento domiciliar para Covid-19

Espaços vão proporcionar o distanciamento social necessário para positivados ou suspeitos em vulnerabilidade social

26-08-2020 | 11:19:56

Com o objetivo de conter o avanço do vírus em Pelotas, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), criou dois Centros Covid-19 de Isolamento Domiciliar (CCDI) para atender moradores do município, com suspeita ou positivados com sintomas leves em condições de vulnerabilidade social. A medida busca auxiliar aqueles que são impossibilitados de efetivar o cumprimento das medidas de isolamento social, não conseguindo evitar contato com coabitantes. Para iniciar o serviço, a pasta aguarda a contratação de equipes.

Para isso, as moradias temporárias para o período de distanciamento serão instaladas em duas escolas da rede municipal, as escolas municipais de ensino fundamental Ferreira viana, na Balsa, e a Francisco Caruccio, nas Três Vendas. Na primeira, serão acomodados aqueles com suspeita, enquanto na segunda, aqueles que tiverem confirmação por PCR, teste rápido ou por sorologia para detecção de anticorpos.

A escolha dos espaços para acolhimento social se deu a partir da infraestrutura da escola e proximidade de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para suporte médico, se necessário. Ambos centros contarão com equipe de enfermagem, educadores sociais e serviço de higienização e segurança, sete dias por semana, 24h por dia.

Segundo a secretária da SMS, Roberta Paganini, a iniciativa foi motivada devido ao elevado número de famílias nesta situação. “Temos muitas pessoas em grande vulnerabilidade, que se tiverem um integrante com sintomas gripais, suspeito ou confirmado para Covid-19, não terão condições de fazer o isolamento domiciliar em suas residências, colocando em risco toda família”, explica.

Estrutura

O centro localizado na Balsa conta com cinco vagas, divididas em cinco dormitórios, respeitando as medidas de distanciamento entre as camas e o gênero, bem como, é disponibilizada sala de recreação, cozinha, refeitório, três banheiros e espaço destinado para a equipe que irá atuar nesse centro. Já a estrutura nas Três Vendas, conta com nove vagas, divididas em três dormitórios, também respeitando as medidas de distanciamento entre as camas e o gênero, além de contar com sala de recreação, cozinha, refeitório, três banheiros e espaço destinado para as equipes.

Nos dois locais, as refeições serão disponibilizadas pela SMS, contando com café da manhã, almoço, café da tarde e janta, sendo estas entregues nos horários das refeições e embaladas individualmente, servidas em material individual e descartável. O serviço de lavanderia também será disponibilizado, com recolhimento, lavagem/secagem, e entrega das roupas de cama e do vestuário dos residentes de maneira individualizada. 

Acesso ao serviço

Para acessar ao serviço, o pelotense deve não ter possibilidade de isolamento domiciliar adequado, residir com idosos com mais de 60 anos e residir com pessoas com comorbidades, como HIV, tuberculose, gestante e lactentes, neoplasias, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), obesidade, cardiopatas, diabetes mellitus, insuficiência renal grave e outras doenças relacionadas à imunossupressão. 

Além disso, o suspeito ou confirmado para infecção do novo coronavírus deve ter entre 18 e 60 anos, residir em Pelotas, ter sido atendido em serviço público de saúde e ter autonomia plena no autocuidado, sendo capaz de gerenciar o uso de medicamentos contínuos. O acolhido deverá ter um contato telefônico e atualizado de um familiar ou de uma pessoa de referência, para que caso necessário, a equipe possa contatar a qualquer momento. Caso a pessoa opte por sair do centro de isolamento domiciliar, ela não poderá reingressar e deverá assinar termo de desistência de permanência no serviço. O regime de internato é 14 dias completos do início dos sintomas ou que, a qualquer tempo, o resultado do exame seja negativo, além de não serem permitidas visitas durante a permanência no local.

Em caso de agravamento dos sintomas, o paciente será transportado, por Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), até a UPA Areal, referência em atendimento a adultos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

 Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook,undefinedInstagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel. 

Tags

coronavírus, isolamento, pessoas em vulnerabilidade social, moradores, centro de isolamento domiciliar

Carregando 0%
Carregando 0%