ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Prefeitura oferece curso online com noções básicas de "Círculos em Movimento"

Capacitação é voltada para servidores públicos municipais e facilitadores já formados em cursos presenciais da metodologia

27-07-2020 | 17:40:20

O Pacto Pelotas Pela Paz, programa de segurança pública do Município, oferece, gratuitamente, o curso “Noções Básicas: Círculos em Movimento para a Smed – Prefeitura de Pelotas”, na modalidade de Educação a Distância (EAD) dirigida. A capacitação é voltada para servidores públicos municipais e facilitadores já formados na modalidade presencial dos cursos de Círculos de Construção da Paz. O foco do estudo será a formação dos Círculos em comunidades escolares.

“Pelotas está sendo reconhecida, pois continua a desenvolver atividades dos Círculos de Construção da Paz, mesmo durante a pandemia e, por isso, foi uma das cidades escolhidas para receber o curso de formação da Ajuris”, conta a coordenadora de Justiça Restaurativa da Secretaria de Educação e Desporto, Jussara Cruz.

Inscrições

Facilitadores formados: de 30 de julho a 6 de agosto, enviando o nome e instituição a que pertence pelo e-mail circulandopelapaz.smedpelotas@gmail.com.

Servidores públicos municipais: de 6 de agosto a 6 de setembro, enviando o nome e instituição a que pertence pelo e-mail circulandopelapaz.smedpelotas@gmail.com.

O objetivo do projeto é difundir conhecimentos e intercâmbio de experiências e saberes sobre Justiça Restaurativa, e estimular a criação de Círculos de Construção da Paz em comunidades escolares.

“Para os facilitadores, será uma revisitação da sua formação; uma oportunidade de relembrar aquilo que foi aprendido no curso presencial. Para quem ainda não teve contato com a metodologia, é o momento da primeira experiência. Para se tornar um facilitador, é preciso fazer o curso presencial, por enquanto suspenso por conta da pandemia", explica Jussara.

O conteúdo abordado no curso, com carga horária de 20h, é baseado no “Manual Círculos em Movimento – Construindo uma comunidade escolar restaurativa”, das autoras Kay Pranis e Carolyn Boyes Watson. Vídeos de ambas, acerca de aspectos da metodologia, complementam o conteúdo das aulas online. No final, os inscritos recebem um certificado de participação. 

"A base teórica da Justiça Restaurativa é muito mais do que os Círculos da Paz. É uma postura, de transformação diária, para melhorar a vida de cada um e da comunidade. Trabalha com os valores da prevenção da violência, por meio do fortalecimento das relações humanas", disse a coordenadora.

Em 2020, os Círculos de Construção da Paz passaram ao formato virtual, devido à pandemia do novo coronavírus. Até o mês de maio, foram 219 encontros virtuais realizados, com participação de 2.831 pessoas - número que já supera o total de 2019, ano em que ocorreram 166 Círculos. 

Fonte: Divulgação/Smed

Fonte: Divulgação/Smed.

A plataforma Círculos em Movimento é uma iniciativa da Escola Superior de Magistratura (Ajuris) e do Instituto Terre des hommes Brasil, com parceria do Sesi e Unesco/Criança Esperança.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

justiça restaurativa, pacto pelotas pela paz, círculos de construção da paz, pandemia, curso online círculos em movimento

Carregando 0%
Carregando 0%