ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeitura planeja implementar cercamento eletrônico nas zonas urbana e rural

Projeto prevê a instalação de câmeras de vídeo para identificar veículos. Vereador Fabrício Tavares anunciou a liberação de verba de duas emendas parlamentares do Deputado Afonso Hamm, para as áreas da saúde e segurança

10-03-2020 | 18:21:12

Uma reunião no gabinete da prefeita Paula Mascarenhas na tarde dessa terça-feira (10) debateu questões técnicas para viabilizar a implementação do cercamento eletrônico em Pelotas — a instalação de câmeras de vídeo para a identificação de veículos. A ideia é atender as zonas urbana e rural, cobrindo, em uma primeira fase, as principais entradas da colônia, para posteriormente atingir localidades do interior do município.  

Fotos: Michel Corvello.

Presente no encontro, o vereador Fabrício Tavares (PP) anunciou a liberação de recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Afonso Hamm (PP) para as áreas da saúde e segurança pública. Recursos na ordem de R$ 300 mil serão investidos no cercamento eletrônico ou videomonitoramento e outros R$ 150 mil na compra de um raio x para o Pronto Socorro de Pelotas (PSP), atendendo pedido da direção da instituição. 

A etapa atual de estudos para o cercamento eletrônico analisa qual meio seria mais eficiente para a instalação do sistema, via rádio ou por fibra ótica, e quais parcerias poderiam ser estabelecidas para viabilizar o projeto. 

Saiba mais

Olho Vivo: sociedade pode ajudar no combate ao crime compartilhando câmeras de segurança

Outra questão é se o sistema irá operar apenas na identificação de veículos, por meio do escaneamento das placas, ou se poderá contar com a tecnologia de reconhecimento facial, que seria útil, por exemplo, para a localização de pessoas desaparecidas.

“O cercamento eletrônico tem esse foco de filmar os veículos, especificamente as placas, auxiliando na identificação de veículos roubados. O videomonitoramento é diferente, ele filma o movimento da rua”, explicou o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno.

Fotos: Michel Corvello.

Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) e o novo comandante da Guarda Municipal, Igor Dufau Bretanha. 

Tags

cercamento eletrônico, emenda parlamentar, pronto socorro, prefeita paula mascarenhas

Carregando 0%
Carregando 0%