ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Prefeitura prepara facilitadores de 'círculos da paz'

Curso pertence à Justiça Restaurativa, método do Pacto pela Paz. Participam funcionários do Município e de instituições parceiras

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 20-11-2019 | 10:39:36

Começou, na manhã desta quarta-feira (20), no auditório da Secretaria de Assistência Social (SAS), o curso de facilitadores em Círculos de Construção da Paz – Não Conflitivos, oferecido pela Prefeitura. A iniciativa pertence à Justiça Restaurativa, metodologia estratégica do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz. Participam cerca de 20 pessoas de diferentes secretarias municipais e instituições parceiras, como a Polícia Civil e o Centro de Integração Empresa-escola (CIEE).

Objetivo: inspirar-se nas 'rodas' dos indígenas para compor 'círculos' de construção da paz – Fotos: Divulgação

A capacitação, com 20 horas de duração, é mediada pela orientadora educacional da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Jussara Tedesco dos Santos Cruz. O objetivo principal consiste – a partir de métodos, rodas e conhecimentos indígenas – na formação de facilitadores, capazes de compor círculos de construção da paz: diálogo (sensibilização), fortalecimento de vínculos familiares e equipes de trabalho, bem como promoção do senso de comunidade.

Nos encontros, os aprendizes são preparados ao uso de ferramentas metodológicas a fim de atuarem em atividades pedagógicas, na prevenção de conflitos e na identificação de oportunidades da aplicação dos círculos em suas ocupações cotidianas.

Tags

formação de facilitadores, curso, círculos de construção da paz, justiça restaurativa, metodologia, pacto pelotas pela paz, eixo de prevenção social, 20 participantes, diálogo, senso de comunidade

Carregando 0%
Carregando 0%