ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Prefeitura providencia almoço também nos fins de semana para pessoas em situação de rua

A refeição será servida no Albergue Noturno. Agora essas pessoas terão acesso a três refeições diárias todos os dias da semana

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 01-04-2020 | 14:30:06

Uma contratação emergencial de uma cozinha industrial vai garantir o almoço das pessoas em situação de rua de Pelotas, também nos fins de semana. A decisão da Secretaria de Assistência Social (SAS) foi tomada para garantir a refeição a 70 pessoas que, em dias de quarentena ou distanciamento social, necessitam ainda mais do poder público. Os almoços serão servidos no Albergue Noturno (rua Padre Felício, 320).

O secretário da SAS, Luiz Eduardo Longaray, diz que três refeições diárias estão sendo servidas para os usuários durante a semana: café da manhã, almoço e janta. Nos fins de semana este serviço costumava ser oferecido por organizações não governamentais (ONGs), que suspenderam as atividades devido à pandemia. Por isso, a Prefeitura precisou assumir a responsabilidade.  

O jantar é servido no local em que cada um dormirá – Casa de Passagem, Centro POP ou Albergue Noturno – e o café da manhã, antes que saiam. Os almoços, sábados e domingos, independentemente de onde durmam, serão no Albergue Noturno.  

As camas seguem garantidas a quem precisar. Antes da pandemia, eram abrigadas na Casa de Passagem, de 20 a 25 pessoas por dia. Hoje, são cerca de 50 pessoas distribuídas entre os três locais, para evitar aglomeração. A Casa de Passagem fica na rua Três de Maio, 1074; o Centro Pop, ao lado, na rua Três de Maio, 1070.  

Para reduzir os riscos, diariamente, ao chegar nas unidades, por volta das 19h, todos os usuários passam por exames clínicos e, se apresentarem febre ou qualquer sintoma que indique a possibilidade de contaminação, serão encaminhados para o serviço de saúde.  

Doações

A SAS informa que as doações de alimentos para pessoas em situação de rua e famílias em situação de vulnerabilidade social não param de chegar, mas ainda são muito necessárias. Entre os produtos mais necessários, os de higiene e de limpeza são muito importantes neste momento, pois seu uso está entre as medidas de prevenção à doença, e a Secretaria tem recebido pouca quantidade.

As doações devem ser entregues na SAS (rua Marechal Deodoro, 404), das 8h às 14h, e, após esse horário, na Casa de Passagem. Caso a pessoa não tenha como levar as doações, poderá solicitar a busca telefone 53.3309-3600 (SAS) - o recolhimento dos itens será agendado de acordo com as saídas da Secretaria.  

Não caia em fake news 

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel

Tags

almoço, situação de rua, cozinha industrial, coronavírus, distanciamento social, refeições

Carregando 0%
Carregando 0%