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Prefeitura reorganiza atendimento nas UBSs para evitar a propagação da Covid-19

A partir de segunda (13), as Unidades Básicas atenderão, pela manhã, só usuários com sintomas gripais. À tarde, quem tiver outra necessidade

09-04-2020 | 10:49:02

A fim de evitar a propagação do novo coronavírus em Pelotas – uma das medidas necessárias para retardar o avanço da doença na cidade –, a Prefeitura continua reorganizando a rede municipal de saúde para enfrentar o vírus. A mudança mais recente está relacionada à Atenção Primária, no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com vistas a restringir o contato de pacientes com e sem sintomas de síndrome gripal.

Desta forma, a partir de segunda-feira (13), o acolhimento pelas equipes das UBSs será feito da seguinte maneira:

 – Pela MANHÃ (8h às 12h)

Devem procurar as unidades APENAS as pessoas COM sinais de síndrome gripal (febre, tosse, coriza).

 – À TARDE (13h às 17h)

Devem procurar as unidades APENAS os usuários SEM sinais de síndrome gripal, que precisam do atendimento para outras necessidades de saúde (vacina, receitas, pré-natal, sintomas agudos não gripais, entre outras).

Equipe da Secretaria de Saúde (SMS) pede a colaboração da comunidade para respeitar a divisão dos turnos, permitindo que, desta forma, o Município possa conter a propagação da Covid-19. Entre os turnos, a limpeza das unidades será reforçada, destaca a secretária de Saúde, Roberta Paganini. “A ideia é evitar que pessoas com e sem sintomas de gripe se cruzem dentro das UBSs”, justifica.

Quando procurar a Unidade Básica?

A UBS pode ser buscada por pessoas com síndrome gripal SEM sinais de gravidade, mas que apresentam febre e sintomas intensos de tosse e coriza. Os pacientes COM sintomas graves da doença, como falta de ar, devem procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal. Já aqueles com síndrome gripal SEM sinais de gravidade devem seguir a orientação do isolamento domiciliar por 14 dias, bem como seus familiares, além de cumprir as recomendadas de precaução e higienização

Por conta da pandemia, a territorialização da Atenção Primária está suspensa, ou seja, é viável procurar atendimento em qualquer unidade, independentemente do local de residência. A recomendação é de que a UBS mais perto de sua casa seja buscada, a fim de evitar maiores deslocamentos.

Tendas para triagem nas UBSs

Na frente de cada unidade, será instalada uma tenda para triagem dos pacientes, com o intuito de refrear aglomerações e fila de espera na recepção. Esse processo de seleção também servirá para impedir que pacientes com sintomas de síndrome gripal ingressem nas unidades no turno da tarde e pessoas sem os sinais entrem no da manhã.

A própria equipe das UBSs será responsável pelo atendimento dentro das barracas. Na segunda-feira, as tendas já estarão presentes nas unidades com maior movimentação e a previsão da SMS é de que, nos próximos dias, todos os locais já contem com o serviço, conforme o Município for adquirindo as novas estruturas.

Unidades incorporadas

Das 51 UBSs de Pelotas (38 na zona urbana e 13 na colônia), quatro unidades – Leocádia, Loteamento Osório, Cohab Fragata e Balsa – precisaram ser incorporadas a outras UBSs próximas – Bom Jesus, Simões Lopes, PAM Fragata e Puericultura –, respectivamente, devido à necessidade de fortalecer as equipes e prestar um melhor atendimento à população de cada bairro.

Sendo assim, as equipes foram unificadas da seguinte forma:

  • UBS Bom Jesus e UBS Leocádia: atendimento das equipes será feito somente na UBS Bom Jesus.
  • UBS Simões Lopes e UBS Loteamento Osório: atendimento das equipes será feito somente na UBS Simões Lopes.
  • UBS PAM Fragata e UBS Cohab Fragata: atendimento das equipes será feito somente na UBS PAM Fragata.
  • UBS Puericultura e UBS Balsa: atendimento das equipes será feito somente na UBS Puericultura.

Central telefônica

Desde o dia 20 de março, a Central de Triagem criada pela Prefeitura atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e orienta moradores por telefone a respeito novo coronavírus. Em doze dias de funcionamento, a unidade recebeu 3.420 ligações.

Através do número (53) 3284-7700, o serviço da Secretaria de Saúde serve como um canal de comunicação com os cidadãos, que podem buscar os profissionais de saúde para esclarecer dúvidas e obter informações sobre como se proteger da Covid-19 ou agir em caso de suspeita.

Não caia em fake news.

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