ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Professora do Município é selecionada para curso nos Estados Unidos

Martina Blaas Timm será uma das quatro docentes gaúchas a participar da formação

13-06-2019 | 14:42:55

A professora da rede municipal de ensino de Pelotas, Martina Blaas Timm, é uma das quatro docentes do Rio Grande do Sul selecionadas para o Curso de Metodologias da Língua Inglesa, ministrado na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos. Durante seis semanas, a educadora que atua nas escolas Jacob Brod e João da Silva Silveira terá acesso a disciplinas com enfoque na fluência da língua, na aprendizagem de novos métodos e tecnologias na educação.

Nesta quinta-feira (13), a docente encontrou-se com o secretário de Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, e com a diretora de ensino, Loreni Peverada. 

Professora do Município passará seis semanas nos EUA. Foto: Janine Tomberg

Esta será a primeira vez que Martina irá ao país norte-americano, o que, de acordo com ela, representa uma oportunidade para aprimorar conhecimentos, replicá-los a outros professores e, especialmente, proporcionar um melhor ensino aos estudantes.  

“Os meus alunos ficaram muito felizes com a notícia e estão na expectativa. Pretendo gravar vídeos e mostrar a rotina de lá; uma forma de levá-los comigo para a viagem e apresentar a cultura norte-americana, que é o mais atrativo para eles”, conta a professora, que organizará, em parceria com a Smed, uma formação voltada aos outros docentes do Município.

O curso, realizado entre 1º de julho e 9 de agosto, é oferecido pela bolsa Capes, do governo federal, em parceria com a Comissão Fulbright, que criou o programa de intercâmbio educacional e cultural em 1946, com o objetivo de ampliar o entendimento entre os EUA e demais países. Desta forma, o Município não arcará com nenhuma despesa, como passagens, hospedagem e alimentação.

Processo seletivo  

Figurar entre os melhores desempenhos do teste TOEFL – uma certificação internacional sobre a língua inglesa – garantiu à docente a vaga no curso mais concorrido. No Brasil, foram 1007 inscritos para as três formações oferecidas. Para Martina, participar de capacitações reflete positivamente na rotina profissional. 

“Estar em processo contínuo de aprendizado nos instiga a procurar melhorar e a sair da zona de conforto”, disse.
Martina obteve nota alta em prova e foi selecionada para o curso mais concorrido, ministrado nos Estados Unidos - Foto: Janine Tomberg

A professora ressalta que, além da parte teórica, a vivência com outra cultura durante as semanas nos Estados Unidos será importante para enriquecer a bagagem de experiências e conhecimentos. Além das aulas, ela também participará de atividades em escolas e com famílias locais, além de estar presente no Dia da Independência dos EUA, em 4 de julho.

Uso das tecnologias

A supervisora de Língua Estrangeira, Lucélia Seus, lembra que uma das áreas a ser estudada pela professora no próximo mês – o uso das tecnologias de comunicação e informação – já é bastante trabalhado com os 60 educadores das disciplinas de inglês e espanhol da rede municipal. Os recursos digitais, de acordo com Martina, são aliados fundamentais para fomentar o ensino.

Professores de língua estrangeira planejam aulas usando tecnologia

“A tecnologia auxilia porque os alunos têm pouco contato em sala de aula para adquirir a fluência. Músicas, filmes, séries, aplicativos e a internet, como um todo, facilitam a comunicação com pessoas de todo o mundo, ensina de forma lúdica e fortalece o aprendizado”, justificou. Atividades e trabalhos foram planejados pela professora para serem aplicados com os alunos durante o período do curso.

Tags

educação, capacitação, formação, capes, rede municipal, estados unidos

Carregando 0%
Carregando 0%