Turmas do Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3 receberam certificados em cerimônia no Paço. Nove adolescentes estão empregados pelo Jovem Aprendiz
04-09-2018 | 17:43:46
Na tarde desta terça-feira (4) o Salão Nobre do Paço Municipal foi palco de mais uma importante solenidade: a formatura das três primeiras turmas do Projeto Start, ligado ao eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz. Os 55 jovens do Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3 receberam uma capacitação para o mercado de trabalho, dividida em oito módulos; nove destes adolescentes já estão empregados no Jovem Aprendiz.
Entre formandos e familiares, o clima era de alegria e emoção. Escolhida para representar os colegas na cerimônia, Samira Borges de Campos falou sobre os obstáculos iniciais para vencer a timidez e as dificuldades do trabalho em equipe, e como isso não deve interferir na realização de sonhos. “Não podemos desistir, temos que lutar pelo que queremos e perseguir as oportunidades”, disse a adolescente do Sítio Floresta.
Acompanhando a filha Kérollin Corrêa desde o primeiro módulo, a aposentada Gladis Corrêa não conseguia esconder a gratidão ao vê-la empregada pelo Jovem Aprendiz. A adolescente havia participado de outras seleções, mas foi depois do Start que conseguiu garantir a vaga no Macro Atacado Treichel, empresa parceira da iniciativa.
A prefeita Paula Mascarenhas destacou o papel do poder público em contribuir para que a juventude tenha oportunidades e possa viver em segurança, longe da violência. Dar apoio, perspectivas e fomentar a autonomia, por meio do trabalho, são alguns dos objetivos do Pacto.
“O começo da vida adulta é difícil, mas que vocês saibam tirar aprendizados dessas experiências. Queremos que o Start ajude vocês a desenvolverem talentos, a escolher o próprio caminho; que possam ser vocês mesmos. Vale a pena acreditar nas pessoas e construir a paz”, disse a chefe do executivo aos formandos.
Participaram da entrega de certificados e kits – contendo material escolar, livros de literatura e informações sobre o patrimônio histórico de Pelotas – o vice-prefeito Idemar Barz; o coordenador executivo do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto; os secretários de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, Educação e Desporto, Artur Corrêa, e Governo, Clotilde Victória; o diretor de manifestações cultuais da Secretaria de Cultura, Paulo Pedrozo; o supervisor executivo do CIEE, Lourenço Guimarães; o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Marcelo Malizia Cabral.
As aulas recomeçam na próxima semana, mas dessa vez em três outros núcleos. Os beneficiários serão jovens do Navegantes, Getúlio Vargas e Laranjal, que terão cinco encontros para apreender como desenvolver currículos, trabalhar em equipe, se portar em uma entrevista de emprego, empreender e melhorar a comunicação, entre outras atividades promovidas na parceria da Prefeitura com o CIEE. Nas três aulas finais os estudantes devem criar um projeto de intervenção em suas comunidades.
A implementação das oficinas é articulada por meio do Banco de Oportunidades, do programa Cada Jovem Conta que trabalha com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e risco para a violência. A expectativa é de que, ao aumentar a cobertura, todos os cadastrados junto ao Jovens Talentos da Secretaria de Assistência Social, entre 14 e 24 anos, sejam beneficiados.
Confira todas as fotos na galeria do Flickr da Prefeitura.