ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Projeto Start forma 55 jovens para o mercado de trabalho

Turmas do Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3 receberam certificados em cerimônia no Paço. Nove adolescentes estão empregados pelo Jovem Aprendiz

04-09-2018 | 17:43:46

      Na tarde desta terça-feira (4) o Salão Nobre do Paço Municipal foi palco de mais uma importante solenidade: a formatura das três primeiras turmas do Projeto Start, ligado ao eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz. Os 55 jovens do Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3 receberam uma capacitação para o mercado de trabalho, dividida em oito módulos; nove destes adolescentes já estão empregados no Jovem Aprendiz.

      Entre formandos e familiares, o clima era de alegria e emoção. Escolhida para representar os colegas na cerimônia, Samira Borges de Campos falou sobre os obstáculos iniciais para vencer a timidez e as dificuldades do trabalho em equipe, e como isso não deve interferir na realização de sonhos. “Não podemos desistir, temos que lutar pelo que queremos e perseguir as oportunidades”, disse a adolescente do Sítio Floresta.

Fotos: Gustavo Vara

      Acompanhando a filha Kérollin Corrêa desde o primeiro módulo, a aposentada Gladis Corrêa não conseguia esconder a gratidão ao vê-la empregada pelo Jovem Aprendiz. A adolescente havia participado de outras seleções, mas foi depois do Start que conseguiu garantir a vaga no Macro Atacado Treichel, empresa parceira da iniciativa.

      A prefeita Paula Mascarenhas destacou o papel do poder público em contribuir para que a juventude tenha oportunidades e possa viver em segurança, longe da violência. Dar apoio, perspectivas e fomentar a autonomia, por meio do trabalho, são alguns dos objetivos do Pacto.

“O começo da vida adulta é difícil, mas que vocês saibam tirar aprendizados dessas experiências. Queremos que o Start ajude vocês a desenvolverem talentos, a escolher o próprio caminho; que possam ser vocês mesmos. Vale a pena acreditar nas pessoas e construir a paz”, disse a chefe do executivo aos formandos.

Participaram da entrega de certificados e kits – contendo material escolar, livros de literatura e informações sobre o patrimônio histórico de Pelotas – o vice-prefeito Idemar Barz; o coordenador executivo do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto; os secretários de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, Educação e Desporto, Artur Corrêa, e Governo, Clotilde Victória; o diretor de manifestações cultuais da Secretaria de Cultura, Paulo Pedrozo; o supervisor executivo do CIEE, Lourenço Guimarães; o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Marcelo Malizia Cabral. 

Novas turmas

      As aulas recomeçam na próxima semana, mas dessa vez em três outros núcleos. Os beneficiários serão jovens do Navegantes, Getúlio Vargas e Laranjal, que terão cinco encontros para apreender como desenvolver currículos, trabalhar em equipe, se portar em uma entrevista de emprego, empreender e melhorar a comunicação, entre outras atividades promovidas na parceria da Prefeitura com o CIEE. Nas três aulas finais os estudantes devem criar um projeto de intervenção em suas comunidades.

      A implementação das oficinas é articulada por meio do Banco de Oportunidades, do programa Cada Jovem Conta que trabalha com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e risco para a violência. A expectativa é de que, ao aumentar a cobertura, todos os cadastrados junto ao Jovens Talentos da Secretaria de Assistência Social, entre 14 e 24 anos, sejam beneficiados.

      Confira todas as fotos na galeria do Flickr da Prefeitura.

Tags

projeto start, banco de oportunidades, cada jovem conta, pacto pelotas pela paz, mercado de trabalho, emprego

Notícias relacionadas

Carregando 0%
Carregando 0%