ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Quarta-feira é Dia Mundial do Doador de Sangue

O Hemopel atenderá das 8h às 18h para tentar recuperar o estoque que está 70% abaixo do necessário. Doações caíram desde o início da pandemia

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 23-11-2020 | 13:17:38

Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, nesta quarta-feira (25), o Hemocentro de Pelotas (HemoPel) estará aberto das 8h às 18h, para receber doações. Como acontece todos os anos nesta data, os doadores receberão uma atenção especial, com a participação de empresas parceiras. A expectativa é tentar recuperar parte do estoque, que atualmente está cerca de 70% abaixo do necessário, devido ao isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

O número de doações está muito abaixo do necessário desde o início da pandemia e, consequentemente, a capacidade de atendimento aos três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, e outros 24 municípios da região Sul e da Campanha, abastecidos pelo HemoPel.

Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19, podem doar. O processo todo, desde a chegada, cadastro, entrevista e doação dura cerca de 30 minutos.

A equipe do Hemocentro está tomando todas as medidas de higiene para que os doadores possam se sentir seguros. Tudo é higienizado a cada atendimento e todos – doadores e equipe – usam máscara durante todo o tempo em que permanecem no local.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense e recebe doações de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. O telefone para outras informações é o 53.3222-3002.

Tags

doação, doador, sangue, hemocentro, região sul, região da campanha

Carregando 0%
Carregando 0%