ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

Requalificação do canteiro da Duque aguarda linha de crédito

Melhorias na avenida incluirão paisagismo, bolsões para estacionamento, mobiliário e playgrounds

Por Tânia Magalhães 19-04-2018 | 13:56:12

      A Prefeitura de Pelotas gestiona nova linha de crédito junto á Caixa Econômica Federal (CEF), com recursos da operação chamada Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), para licitar o projeto de requalificação do canteiro central da avenida Duque de Caxias – principal via do bairro Fragata.

      Atendendo ao convite de vereadores, o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Paulo Morales, esteve na Câmara para apresentar o projeto de revitalização do canteiro central da Duque, tirar dúvidas e responder a questionamentos dos parlamentares. A reunião foi no Plenarinho, na manhã desta quinta-feira (19).

Fotos: Divulgação Ascom

      Morales, acompanhado pelo gerente do Projeto, engenheiro Patrício Xavier, informou que o investimento será de aproximadamente R$ 3 milhões, destinados a áreas gramadas, espaços pavimentados, bolsões para estacionamento, academias ao ar livre, mobiliário urbano (bancos e lixeiras), playgrounds, sinalização, iluminação e travessias.

      Participaram o presidente do Legislativo, Anderson Garcia (PTB), Daiane Dias (PSB), Nei Dila Bandeira (PSDB), Reinaldo Elias (PTB), Éder Blank (PDT) e Marcus Cunha (PDT), além de assessores e representantes de parlamentares.

Estacionamento

      Os futuros bolsões para estacionamento serão implantados para regrar os espaços em que os veículos permanecerem parados na avenida. Esses pontos estarão em locais estratégicos, com maior capacidade de atendimento à demanda comercial, residencial ou de estabelecimentos de outra natureza, como os educacionais, bancários ou de diversão.

“O estacionamento organizado em bolsões terá mais vagas do que se permanecesse o sistema paralelo junto aos meios-fios ou aleatório no canteiro. Além disso, contará com infraestrutura de pavimentação e regramento para circulação dos veículos”, explicou Morales.

      O secretário enfatizou que os locais para os bolsões foram inseridos no projeto após amplo estudo de vagas efetivas e de pontos de maior concentração de movimento da Duque de Caxias. Onde não houver bolsão, travessas da avenida são alternativas para estacionar.

“O projeto de requalificação do canteiro central da Duque foi elaborado com o olhar voltado ao interesse coletivo, já que não será mais permitido estacionar junto aos meios-fios em toda a extensão da avenida. O estacionamento nos bolsões será público e gratuito”, garantiu o secretário.

Obras de requalificação

A requalificação da Duque de Caxias está em processo de finalização. As obras estão a cargo da empresa MAC Engenharia Ltda, sob responsabilidade da Seplag. A entrega da avenida concluída será feita por trechos, num total de quatro. O primeiro a ficar pronto está situado entre a BR-392 e a avenida Cidade de Lisboa.

 Foto: Marcel Ávila - arquivo

      O trecho só será dado por recebido após passar por rigorosa fiscalização da Prefeitura e da Caixa Econômica Federal. As intervenções têm que estar de acordo com o projeto, que inclui asfalto novo, acessibilidade, drenagem pluvial, rede de esgoto, ciclovia, duplicação entre a rua Professor Francisco Louzada Alves da Fonseca e o entroncamento da BR, meios-fios, calçadas, placas de concreto nas paradas de ônibus, abrigos padronizados e sinalização.

Tags

canteiro central, duque de caxias, requalificação, estacionamento, linha de crédito

Carregando 0%
Carregando 0%