ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Samu Regional de Pelotas não adere à paralisação

Serviço atua sob controle da gestão municipal e segue atendendo normalmente

Por Tânia Magalhães 14-08-2018 | 09:51:59

      O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da base de Pelotas e de mais dez municípios da região, não aderiu à paralisação do Samu estadual, deflagrada às 19h desta segunda-feira (13). Além da Regional de Pelotas, somente Porto Alegre, Caxias do Sul e Bagé – cidades onde há gestão plena da Saúde – seguem atendendo a população. As demais paralisaram.

Base local mantém atendimento das demandas de Pelotas e de mais dez municípios — Foto: Janine Tomberg/arquivo

      O Samu Regional de Pelotas tem regulação própria, conforme esclarece a secretária de Saúde (SMS) Ana Costa. Além da base local, que é atendida por cinco ambulâncias, as bases descentralizadas incluem os municípios de São José do Norte, Pinheiro Machado, Canguçu, São Lourenço do Sul, Capão do Leão, Arroio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, Jaguarão e Piratini e estão funcionando normalmente.

      A coordenadora do Samu Regional de Pelotas, Rosângela Aveiro Carneiro Soares, salienta que a base local, sob gestão municipal, atua com 103 servidores. Entre eles, condutores de veículos de urgência e emergência, técnicos de enfermagem intervencionistas, médicos, radio-operadores, enfermeiros e tarms (telefonistas do sistema).

      O Samu do Rio Grande do Sul, que não é municipalizado, é prestado por empresa terceirizada – FA Recursos Humanos –, contratada pela Secretaria Estadual de Saúde. Servidores do Estado alegam atrasos de salários e benefícios como justificativa da paralisação.

Tags

samu, manutenção do serviço da regional, paralisação somente estadual

Carregando 0%
Carregando 0%