ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Sandro Carvalho assume o comando da Guarda Municipal

Novo gestor possui importante papel na formação de uma cultura da paz em Pelotas

15-02-2018 | 14:19:21

       Sandro Daniel da Silva Carvalho é o novo comandante da Guarda Municipal (GM). A solenidade que oficializou a troca de comando ocorreu na manhã desta quinta-feira (15), no Salão Nobre da Prefeitura, e foi prestigiada por representantes de forças policiais locais e lideranças de outros municípios.

Fotos: Gustavo Vara

      O cargo foi transmitido diante do Salão Nobre lotado por membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e de órgãos públicos que integram o Pacto Pelotas pela Paz. A prefeita Paula Mascarenhas atribuiu a notoriedade da cerimônia ao momento vivido na cidade que amplia cada vez mais a rede de cooperação para reduzir a violência com ações efetivas de repressão e prevenção ao crime.

“Como prefeita, coloquei a segurança como preocupação central, isso significa colocar a Guarda à altura para responder a este desafio. Tenho certeza de que irás honrar essa farda ainda mais e ser o líder que a nossa Guarda merece e a nossa população precisa”, afirmou Paula ao novo comandante.

       A chefe do Executivo também agradeceu e elogiou a dedicação do ex-comandante, Ladislau Neto, durante os quase sete anos em que esteve à frente da corporação municipal. Ao entregar o cargo, Neto - que passou a integrar o Departamento de Inteligência de Segurança Pública da SSP (Disp) - disse ter encerrado um ciclo profissional com a convicção do dever cumprido e desejou sucesso ao novo gestor. 

“Ao longo desse tempo, a Guarda cresceu e implementou ações que se tornaram referência, como a Operação Tudo Azul”, analisou.

      Carvalho destacou estar ciente do grau de responsabilidade da função e da importância da Guarda Municipal na formação de uma cultura da paz em Pelotas. 

“São muitos desafios, mas vou me dedicar ao máximo, com bastante comprometimento com as demandas do município para que juntos possamos somar esforços para o sucesso do Pacto”, enfatizou.

      Acompanharam a cerimônia o secretariado municipal, o presidente do Legislativo, Anderson Garcia (PTB), o líder de governo na Câmara, Fabrício Tavares (PSD), os vereadores Reinaldo Elias - “Belezinha” (PTB), Éder Blank (PDT), Daiane Dias (PSB) e Roger Ney (PP); o vice-presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Robson Ferraz, e representantes da Segurança de Sapucaia do Sul, Canoas, Montenegro, Rio Grande e São José do Norte.

      Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Quem é o novo comandante

      O guarda municipal Sandro Daniel da Silva Carvalho ingressou na corporação há cerca de seis anos, mais da metade deles direcionado a funções de gestão dentro do órgão. Antes de integrar a GM, atuava como vigilante, segmento de sua primeira formação. 

      Hoje, aos 39 anos, Carvalho possui a experiência de quem conferiu de perto vários departamentos da GM, conhecimento que será usado para assumir o comando da divisão municipal, juntamente, às metodologias da graduação em andamento no curso de Tecnologia da Segurança Pública, na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

      O início do trabalho na GM foi no patrulhamento, atividade que exerceu por aproximadamente dois anos até ser designado para a coordenação do Setor de Escalas, onde era responsável pelo direcionamento dos efetivos e a distribuição de viaturas. 

      Depois, se tornou chefe administrativo, posição ocupada até então e na qual era incumbido de estruturar toda a logística que envolve a operação da Guarda Municipal.

Tags

comando, guarda, solenidade, cerimônia, segurança

Carregando 0%
Carregando 0%