ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Saúde do trabalhador: Cerest adquire computadores para qualificar ações

Dez máquinas foram destinadas a Pelotas, Arroio Grande, Canguçu, Herval do Sul, Pedras Altas, Pedro Osório, Piratini, Candiota, Dom Pedrito e Hulha Negra

19-11-2019 | 17:37:36

Visando à qualificação das ações voltadas à saúde dos trabalhadores, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Macrorregião Sul (Cerest Macrosul) destinou dez computadores às cidades de Pelotas, Arroio Grande, Canguçu, Herval do Sul, Pedras Altas, Pedro Osório, Piratini, Candiota, Dom Pedrito e Hulha Negra. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a entrega dos equipamentos, realizada nesta terça-feira (19), na sede do Cerest. Em Pelotas, o computador ficará no setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), da Secretaria de Saúde (SMS).  

Fotos: Gustavo Vara

O objetivo é facilitar a implementação de notificações compulsórias dos agravos relacionados ao trabalho nos sistemas de informação estadual e nacional, além de aprimorar o planejamento de atividades ligadas à saúde do trabalhador da região Macrosul, que abrange 28 municípios. As máquinas, que foram adquiridas através de recursos da Rede Nacional de Atenção a Saúde do Trabalhador, são completas: com CPU, monitor, teclado, mouse e estabilizador.

“É uma aquisição muito importante porque vai facilitar o dia a dia dos profissionais que se dedicam à causa da saúde do trabalhador e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas – nosso objetivo final”, afirmou a prefeita.

Acompanharam o evento a secretária de Saúde, Roberta Paganini, destacando que a pauta da saúde do trabalhador é prioritária; a coordenadora regional de Saúde e do Cerest, Dulceneia Alves; e o presidente do conselho gestor do Cerest Macrosul, Emerson da Silva.

Visat

Atua na prevenção de doenças relacionadas à prática laboral nos diversos setores, conscientizando a população sobre a importância da segurança nos ambientes de trabalho. Somente até a metade deste ano, o serviço recebeu 316 notificações. Em 2018, de acordo com dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, foram realizadas 727 notificações de acidentes de trabalho na cidade. A Vigilância em Saúde do Trabalhador fica na rua Lobo da Costa, 1.764, e recebe ligações pelo telefone (53) 3284-7783.

Cerest

Entre as ações do Centro, estão a promoção de palestras, cursos e seminários dirigidos aos profissionais da saúde; realização de visitas aos locais, a fim de orientar melhorias nas condições de trabalho; e ações voltadas à assistência e reabilitação de trabalhadores encaminhados pelo SUS. É destinado a trabalhadores das zonas urbana e rural; com carteira assinada ou não; autônomos; desempregados; aposentados; funcionários públicos e privados; entre outros.

Tags

saúde do trabalhador, cerest, computadores

Carregando 0%
Carregando 0%