ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Saúde Mental: tarde alegre com lançamento de DVD e CDs

Evento promovido pela Secretaria de Saúde (SMS) animou o Salão Nobre do Paço Municipal

Por Joice Lima 11-10-2018 | 16:12:59

Dezenas de usuários e ex-usuários dos serviços de Saúde Mental do município protagonizaram uma tarde de celebração e alegria no Paço Municipal, na tarde de quarta-feira, 10 de outubro — Dia Mundial da Saúde Mental — no evento de lançamento do DVD dos grupos Los Lokos e Vocal Esperança, gravado ao vivo na Fenadoce 2018, e dos CDs dos grupos Felizarte e Revolver. 

Fotos: Ascom

O vice-prefeito Idemar Barz transmitiu a todos um abraço especial da prefeita Paula Mascarenhas, que estava em um compromisso em São Lourenço do Sul, e elogiou a performance dos integrantes dos grupos musicais. 

"Boa música, boa interpretação... É muito bom poder ouvir vocês. Somos todos iguais", disse.

Fotos: Ascom

Após a apresentação de 12 canções, em que a plateia cantava junto, todos os presentes formaram um grande círculo de mãos dadas, dentro do Salão Nobre, e cantaram "Maluco Beleza", de Raul Seixas, canção considerada o hino da Saúde Mental.  

Fotos: Ascom

Coordenadora do Departamento de Saúde Mental da SMS, Gicelma Kaster disse que o evento era um sonho realizado. 

"Fico muito feliz que vocês, protagonistas desse dia, tenham espaço aqui no Salão Nobre do Paço Municipal. A gente às vezes adoece, sim, tem sofrimento psíquico, mas tem saída. Vocês são a prova de que é possível se reerguer e se reinserir socialmente, reescrever uma outra história de suas vidas. São dias como esse que mostram para a gente que nosso trabalho vale muito a pena", confidenciou Gicelma, emocionada. 

Foto: Gustavo Mansur

Um dos protagonistas da festa de lançamento do DVD e CDs foi o usuário Flávio Antunes da Silva Ferreira, de 46 anos, que há três anos integra o grupo musical Revolver, do CAPS Porto. Também conhecido por "Cazuza" pelos amigos, no evento, Flávio cantou "Menor Abandonado" e "Exagerado". 

"Para mim o Cazuza é um símbolo contra a discriminação. Cantar nos faz muito bem, o otimismo é importante na recuperação", ponderou.  

"Poder comemorar a nossa existência, a nossa saúde, com música e viver como a gente gosta... Não tem coisa melhor", comentou a diretora de Ações em Saúde da SMS, Eliedes Ribeiro, que representou a secretária de Saúde, Ana Costa. 

Fotos: Ascom 

20 anos de história

 Responsável pela coordenação dos grupos musicais, o arte-educador Izamir de Farias disse que a música ajuda a colocá-los "pra cima" e dá forças para continuar. 'Os encontros são oportunidades de conversar, interagir, rir alto. A música nos une. Tem gente que chega triste e sai feliz", avalia. Farias recorda que tudo começou há 20 anos, quando era acadêmico do curso de Artes da UFPel e começou um projeto de extensão na Unidade Básica de Saúde (UBS) Navegantes, que acabou por originar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Porto e o grupo musical Revolver — primeiro a se consolidar no município. 

Em 2001, surgiu o Vocal Esperança, dentro do Centro de Artes da UFPel, para atender usuários da rede de saúde mental, que hoje conta com 35 integrantes (o máximo possível), entre usuários, familiares, acadêmicos do curso de Música e simpatizantes. Em 2002, veio o grupo Felizarte, oriundo da oficina terapêutica de música do CAPS Escola. 

O grupo Los Lokos formou-se anos depois, como um projeto extra CAPS composto de integrantes do Felizarte que tiveram alta. "O Los Lokos se fortaleceu e criou asas, não ficou atrelado ao CAPS Escola, fez viagens... Hoje existem artigos, dissertações e até teses produzidas a partir dos grupos musicais da Saúde Mental de Pelotas em diversas partes do planeta, tais como Egito, Espanha, França e Açores", destacou Farias.    

Onde encontrar 

O DVD dos grupos Los Lokos e Vocal Esperança e os CDs dos grupos Felizarte e Revolver podem ser adquiridos com os usuários ou nos CAPS Porto e Escola, a um preço simbólico de R$ 5,00.  

Dia 31 deste mês oocorre o Encontrão da Saúde Mental, no CTG Thomaz Luiz Osório.

Repertório da tarde

Grupo musical Canções

Felizarte - Só você não vê (The Fevers)

                    Ela não está aqui (KLB)

                    Whisky a Go Go (Roupa Nova)

Revolver - Azul da cor do mar (Tim Maia)

                    Maior abandonado (Cazuza)

Los Lokos - Eu sou o samba (Demônios da Garoa)

                       Samba do Arnesto (Adoniran Barbosa)

                       Tiro ao álvaro (Adoniran Barbosa)

                       Nuvem Passageira (Hermes Aquino)

Esperança - Os corações não são iguais (Augusto César/PauloSérgio Valle)

                      Admirável Gado Novo (Zé Ramalho)

                      Exagerado (Cazuza)

Todos - Maluco Beleza (Raul Seixas). 

                    

Carregando 0%