ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Secretaria de Saúde prepara 'Dia D' para vacinar contra a gripe em Pelotas

Força-tarefa vai ocorrer no dia 30 de junho nas UBSs e em pontos volantes de vacinação

25-06-2020 | 08:42:31

Depois de cerca de três meses de Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, o Ministério da Saúde anunciou o prazo final para imunização dos grupos prioritários na próxima terça-feira, dia 30 de junho. A data, também foi escolhida pela Secretaria da Saúde (SMS) de Pelotas para a realização de uma força-tarefa no município, batizada de "Dia D" contra o vírus Influenza.

A proposta da SMS é, além de atender nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a população que faz parte dos oito grupos considerados prioritários - crianças de até seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, adultos com idade entre 55 a 59 anos e professores -, criar três pontos extras de vacinação em diferentes locais da cidade. 

"Nossa ideia é focar principalmente naquelas categorias que ainda não alcançaram a meta, com destaque para as crianças e adultos de até 59 anos, que não chegaram aos 50% do total que precisa ser vacinado", explica a enfermeira responsável pela ação, integrante da Vigilância Epidemiológica municipal, Cândida Silveira Rodrigues . 

Os pontos volantes irão funcionar: no estacionamento do Shopping Pelotas - das 10h às 18h, no Largo de Portugal e no Parque da Associação Rural - das 8h às 17h.  

'Dia D' da vacina será na próxima terça-feira em Pelotas Foto: Rodrigo Chagas e Michel Corvello/Arquivo Ascom

Veja mais

+Vacinação contra a Influenza segue baixa em adultos e gestantes

Resultados parciais

Até esta quarta-feira (24), Pelotas vacinou 103.022 pessoas contra o vírus causador da gripe, sendo que desse total, 77.986 pessoas fazem parte dos oito grupos definidos como prioridade na imunização, o que perfaz 80,9% da meta local estabecida para a campanha deste ano. O índice de cobertura vacinal atingido pelo município está abaixo, inclusive, do alcançado pelo país - 84% de vacinação dos grupos prioritários, o que corresponde a 58 milhões de pessoas imunizadas, conforme o Ministério da Saúde.

Em Pelotas os idosos são o público com a maior cobertura vacinal - 48.653 pessoas, representando 97,4% da meta determinada pela Vigilância Epidemiológica. Os professores alcançaram 96,1% do total de imunizações previstas para essa campanha, com 2.461 profissionais vacinados. Já os trabalhadores em saúde somam, até agora, 16.119 pessoas imunizadas, um percentual de 85,2% do total da categoria. A vacinação de indígenas superou a expectativa, alcançando 145,4% do objetivo pretendido para 2020.

A Vigilância Epidemiológica registrou, ainda, a aplicação de 4.881 doses da vacina da gripe para alguns grupos.

Veja quem mais foi imunizado

  • Presos ─ 599 doses;
  • funcionários do Sistema Prisional ─ 151 doses;
  • policiais Militares e Civis ─ 2.202 doses;
  • caminhoneiros ─ 1.135 doses;
  • trabalhadores do transporte coletivo ─ 613 doses; e
  • trabalhadores portuários ─ 181 doses.

De março, ínício da campanha, até agora, o município também vacinou 20.155 cidadãos que integram o grupo de pessoas que apresentam alguma comorbidade, como doenças crônicas, entre elas, problemas respiratórios, cardíacos, renais, hepáticos e neurológicos. 

Tags

vacinação, dia d, influenza, imunicação, campanha nacional, vacina, gripe, dia 30 de junho de 2020

Carregando 0%
Carregando 0%