ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Segunda aula do Start incentiva trabalho em grupo

Jovens do Laranjal discutiram perspectivas para o futuro e trocaram ideias em círculo de construção da paz

08-10-2018 | 17:39:18

      Os 45 estudantes do Laranjal, que integram a segunda turma do Projeto Start, do eixo preventivo do Pacto Pelotas pela Paz, participaram do Módulo 2 de atividades na manhã desta segunda-feira (8), no auditório da Secretaria de Assistência Social (SAS). Dentro da capacitação para o primeiro emprego, a aula desta semana teve como enfoque principal o trabalho em equipe.

Fotos: Janine Tomberg

      Para que os jovens se integrassem e se conhecessem melhor, foi realizado um círculo de construção da paz, técnica da Justiça Restaurativa que busca a resolução de conflitos por meio da comunicação não violenta, ao exercitar o poder da escuta e o cumprimento de normas de convivência estabelecidas pelo grupo.

      A facilitadora da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Vera Saavedra, explicou aos jovens a necessidade de se refletir sobre o mundo do trabalho, pensar e planejar o futuro, encontrando os rumos possíveis. “Se a gente procura novas propostas, tem que encarar novas experiências”, ressaltou.

      Assim como em entrevistas, os adolescentes tiveram que apresentar seus perfis, os diferenciais e as áreas em que teriam mais afinidade para atuar. Num segundo momento, em duplas, um foi responsável por introduzir o outro aos demais colegas, incentivando o senso de união e capacitação coletiva.

      Entre as perspectivas e carreiras almejadas estão os sonhos de modelos, cozinheiros, jogadores de futebol e investigadores. Já sobre as características que os desagradam, desrespeito e preconceito foram os pontos mais repetidos. 

“Me considero uma pessoa que faz amizade fácil. Gosto de dar conselhos, conversar com as pessoas e consertar as coisas. Talvez por isso não concorde com quem diminui os outros”, analisou Thierri Reis, de 16 anos.

      Ainda nesta semana, os núcleos Navegantes e Getúlio Vargas também participarão das dinâmicas, na terça (9) e quarta-feira (10), respectivamente. Cerca de 120 estudantes integram a segunda turma do Start.

Tags

pacto pelotas pela paz, start, prevenção, primeiro emprego

Carregando 0%
Carregando 0%