ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Semana D contra a gripe em Pelotas terá drive thru

Ação irá ocorrer em três locais da cidade e visa a vacinar os grupos prioritários

28-06-2020 | 11:55:50

Com 103.022 pessoas vacinadas de março até agora na Campanha Nacional de Vacinação, cerca de 80% da meta determinada pela Prefeitura em 2020, Pelotas irá realizar a “Semana D” para imunização. Entre as ações programadas, está a realização do sistema drive thru, o qual a população, considerada prioritária pelo Ministério da Saúde, poderá receber a dose sem sair do veículo.

De acordo com a programação feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e Núcleo Municipal de Imunização, a “Semana D” começa nesta segunda-feira (29) e se estende até dia 3 de julho. Nesse período, está prevista a busca pelas pessoas integrantes dos grupos prioritários- crianças de até seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, adultos com idade entre 55 a 59 anos e professores -,que ainda não se imunizaram. O trabalho ficará por conta dos agentes comunitários de saúde. 

“Nossa proposta é aumentar a cobertura vacinal, principalmente de grupos que estão com índices muito abaixo dos propostos, como as crianças e os adultos com idade entre 55 e 59 anos. Mas todos que fazem parte dos prioritários e ainda não estão imunizados devem atender ao nosso chamado”, salienta a coordenadora da “Semana D”, Cândida Rodrigues.

A vacinação, por procura espontânea da população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), também será intensificada durante os seis dias, sempre no horário da tarde.

Uma das ações da semana será a vacinação itinerante - Foto: Michel Corvello

Veja mais:

+Secretaria de Saúde prepara “Dia D” para vacinar contra a gripe em Pelotas

Drive Thru

No dia em que o governo federal irá encerrar a campanha em todo o país, na próxima terça-feira (30), em Pelotas equipes da Saúde estarão vacinando a população pelo drive thru. A titular da SMS, Roberta Paganini, explica que a ideia é evitar a formação de filas com aglomerações de pessoas – o que está proibido por decreto municipal como forma de prevenir o contágio pelo novo coronavírus. Ela ainda destaca a importância dos cidadãos buscarem a imunização.

“A vacina da influenza sempre foi muito importante para diminuir os riscos de adoecimento, ainda mais num momento de pandemia de um vírus q também é respiratório e os sintomas da influenza e do Covid podem se confundir.Estando imune a influenza, a população estará mais protegida”, lembra Paganini.

Os pontos de drive thru são: 

  • -Largo de Portugal (Cerest-Viação Férrea), das 8h às 17h;
  • - Associação Rural de Pelotas, das 8h às 17h;
  • - Estacionamento do Shopping Pelotas, das 10h às 18h.

É importante a apresentação da carteira de vacinação, principalmente das crianças.

Tags

vacina, gripe, campanha, drive thru, crianças, idosos

Carregando 0%
Carregando 0%