'O Bairro da Gente' proporcionou momentos de descontração, convivência e proveito a quem buscou atendimento na zona rural
Por Tânia Magalhães 14-07-2019 | 20:42:04
Domingo (14) foi um dia diferente para moradores da zona rural, especialmente do 3º distrito, Cerrito Alegre, onde se realizou, pela manhã e à tarde, a 9ª edição de O Bairro da Gente – projeto da Prefeitura, com apoio de parceiros, que tem como objetivo levar serviços, lazer, entretenimento, diversão, cultura e arte ao público.
Quem foi até o Centro de Eventos do Cerrito Alegre encontrou a praticidade do acesso a determinados documentos importantes, como o Cartão SUS, por meio do atendimento da Secretaria Municipal e Saúde (SMS); o cartão do novo sistema de transporte coletivo rural, providenciado pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) junto com a empresa Santa Cruz; e o encaminhamento para a confecção da Carteira de Trabalho, pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social e do Sistema Nacional de Empregos (FGTAS/Sine).
Os serviços não ficaram restritos a documentos. As áreas pública e privada tiveram presenças marcantes no evento, oferecendo aos visitantes o acesso fácil a questões relacionadas a diversos ramos. A prefeita Paula Mascarenhas visitou todos os espaços. As cortes das festas municipais do Morango e do Pêssego também estiveram no local, divulgando as culturas no Município.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) somou-se à Prefeitura nesta edição de O Bairro da Gente e dispensou atenção especial à saúde do homem e da mulher do campo. Palestras específicas alertaram quanto à necessidade da prevenção, destacando a importância dos exames para detecção precoce de doenças.
O Senar disponibilizou exame de PSA, aos homens de 40 a 80 anos, preventivo do câncer de próstata, com coleta de amostra de sangue. Eles ainda receberam sacolinhas com kits de produtos de higiene pessoal e uma garrafinha para água. As mulheres também ganharam o brinde.
O supervisor do Senar na Região Sul, Alcides Renato Soares, comentou sobre a boa aceitação dos homens para realização da coleta de sangue para o exame PSA, e atribuiu a conscientização à ação da Prefeitura em relação à saúde pública “A aceitação dos homens quanto ao exame indica que as Unidades Básicas de Saúde estão realizando um importante serviço. O exame deixou de ser novidade e predomina a ciência sobre sua necessidade”, ponderou. No horário de almoço, o Senar ofereceu salsichão, pão e refrigerante a todos os presentes no evento.
No galpão do Centro de Eventos, a Secretaria da Fazenda (SMF) prestou informações e distribuiu balões e fôlders sobre o programa Nota Legal Pelotense, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) orientou interessados sobre o acesso à Sala do Empreendedor. A cargo da Secretaria de Assistência Social (SAS) esteve doação de roupas, Cadastro Único, atendimento de Cras e informações sobre o programa Família Acolhedora.
No galpão, não faltou o Espaço Kids, sob responsabilidade da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), com contação de histórias, brincadeiras de criança e pinturas no rosto dos pequenos. A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) recebeu lixo eletrônico e, em troca pelas peças entregues, deu mudas de hortênsia, açaí do sul e araçá.
As atividades da FGTAS/Sine não se limitaram ao agendamento para carteiras de trabalho. As equipes orientaram o público sobre seus serviços e divulgaram vagas disponíveis para empregos, enquanto o Procon prestou esclarecimentos aos consumidores e a STT expediu credenciais para idosos e deficientes referentes às áreas de estacionamento no Centro da cidade.
A distribuição de pipoca ficou por conta da SMS, que também deu dicas sobre saúde bucal e distribuiu material informativo sobre prevenção. A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) prestou informações sobre habitação e sobre o Banco de Materiais.
Na área externa do Centro de Eventos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) prestou informações a interessados sobre seus programas e ações. Gilmar e Marilda Heling, moradores na Colônia Osório, no Cerrito Alegre, não perderam a oportunidade de buscar orientação junto à SDR. Gilmar é produtor de soja e de outras variedades. Leonítia, mãe de Marilda, acompanhou o casal e aproveitou O Bairro da Gente para receber serviços de atenção à saúde. Para eles, “o evento trouxe muitos benefícios”.
A Emater/RS levou equipe técnica e material de divulgação das políticas públicas e programas voltados ao meio rural, além de distribuir mudas de variedades de alface, repolho, couve, temperos e outros, e amostras de cristais de gengibre.
No terreno, a STT montou a Escolinha de Trânsito, onde a criançada se divertiu conhecendo as regras de educação para o trânsito. Brinquedos infláveis e a cama elástica da Smed também atraíram o público infantil, assim como as brincadeiras montadas pelo Núcleo de Educação Ambiental e Saneamento (Neas), do Sanep.
As vigilâncias Ambiental, Sanitária e de Saúde do Trabalhador, da SMS, montaram tenda na área externa do Centro de Eventos, para distribuição de material informativo sobre controle de pragas e vetores, orientação aos consumidores de saneantes, esclarecimentos sobre paralisia infantil, limpeza de caixas d’água, manipulação de alimentos, cuidados em relação ao consumo de peixes, e sobre instituições de longa permanência de idosos.
A segurança foi garantida pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Patrulha Rural. Também estiveram presentes, prestando esclarecimentos sobre suas pastas, as secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e a de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui). A Secretaria de Governo, por meio da Ouvidoria do Município, credenciou interessados em participar da audiência pública com a prefeita Paula Mascarenhas.
A parceria entre Poder Público e iniciativa privada – na avaliação da prefeita – assegurou o sucesso de mais uma edição de O Bairro da Gente. Por conta da marca Barão de Cotegipe, não faltou erva-mate e água quente, enquanto que Biscoitos Zezé garantiu o lanchinho com as embalagens individuais de biscoitos da sua linha de produção.
A BitiTelecom proporcionou acesso à internet. A área da beleza esteve em pauta, com os produtos Mary Kay. Entre outras clientes, a consultora Cristiane orientou Renata Silva Marques sobre cuidados com a pele e praticou limpeza do rosto, esfoliação labial e maquiagem com base e batom. “Renata sai daqui com a pele cuidada e protegida”, comentou após a aplicação dos métodos. Ainda na atenção pessoal, o Salão Edward ofereceu cortes de cabelo.
Atenção à saúde também mereceu destaque entre os parceiros. O Instituto Educacional Dimensão, além da distribuição de material informativo e esclarecimentos sobre matrículas, ofereceu verificação de sinais vitais (pressão arterial e oximetria) e testes rápidos de sífilis e hepatite C. Socorristas da equipe Anjos de Preto circularam pelo espaço do evento, prontos para atendimento, caso necessário. A Ótica Diniz realizou testes de visão, enquanto o Centro Som e Voz ofereceu testes de audição e encaminhamentos para audiometria.
A Uniasselvi – graduação e pós-graduação –, além de prestar informações sobre os cursos que oferece e matrículas, levou alunas da Pedagogia ao evento, atraindo a criançada com brincadeiras lúdicas e pintura no rosto.
Sucos e vinhos produzidos pela agroindústria Guiot agradaram o público, assim como os doces em calda da Cafsul e as conservas e compotas da marca Frutos da Terra.
O casal Edmar e Eni Venske, saboreando suco de uva Guiot, comentou que O Bairro da Gente “é um evento ótimo para reunir o pessoal da zona rural, além de proporcionar serviços de qualidade, centralizados num só dia e lugar”. Como exemplo, citou a atenção à saúde, por meio dos testes de visão, audição, aferição de pressão, Cartão SUS e outros.
O artesanato colonial também foi levado em O Bairro da Gente, com destaque para o grupo Rural Arts. Pães, cucas e bolos fabricados na própria zona rural tiveram grande procura, assim como mudas de frutíferas, levadas pela Frutiplan, e de flores e folhagens ornamentais, da estufa de Fabiane Holz.
As atrações artísticas promoveram interação do público, com destaque para os ritmos populares do projeto Vida Ativa, da Smed. As mascotes Gotão (Sanep), Zooandinho e Fiscalito (Vigilâncias da SMS) dançaram com os grupos, atraindo a participação de quem assistia às apresentações.
O núcleo do Vida Ativa no Cerrito Alegre, sob orientação da professora Cristina (Kika), apresentou coreografia da música tradicionalista “Vou Pra Santa Catarina”. O projeto Zooando na Escola levou ao palco o seu teatro de fantoches, sobre adoção e posse responsável de animais de estimação. Foi um recado e tanto à meninada que assistiu atenta à apresentação dos bonecos com a participação das mascotes.
A Banda do 4º BPM executou clássicos e canções populares, e a Banda Típica Metais & Cia levou pares à pista de dança. O Bairro da Gente também contou com a apresentação do cantor Espacelino Moura – Mourão, como é conhecido artisticamente. Ele é compositor e cantor tradicionalista e morador no Cerrito Alegre. O Coral da Comunidade Esperança e o Grupo de Canto da Comunidade São Pedro entoaram canções e receberam aplausos do público.