ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Setor da Vigilância acompanha prevenção nas indústrias

Área de Alimentos da Visa constata: mais de 200 unidades fabris de Pelotas, de todos os portes, apresentam Plano de Contingência

Por Tânia Magalhães 11-05-2020 | 12:31:46

A Prefeitura, por meio do Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Visa/SMS), está na linha de frente do controle das ações adotadas pelas indústrias do Município, em relação à prevenção contra o novo coronavírus. Todas as unidades industriais estão elaborando – algumas já concluíram – Plano de Contingenciamento para ser analisado e fiscalizado pela Visa. As medidas são pautadas pela Portaria 283/2020, do governo do Estado, que regula as atividades da área, durante a pandemia.

Empresas adotam medidas de prevenção e são fiscalizadas por órgão da Prefeitura – Fotos: Divulgação/Visa/SMS

A nutricionista do Setor, Rosemeri Ribeiro Carvalho, informa que a Portaria foi enviada, por e-mail, às mais de 200 indústrias do Município. “Depois, foi mantido contato por telefone, para conversarmos com cada unidade, reforçando a necessidade de adoção das regras preventivas à disseminação da doença e solicitando que nos envie o Plano de Contingência a ser praticado.”

A partir da análise do Plano, a equipe do Setor de Alimentos da Visa fiscaliza e vistoria a unidade presencialmente, para certificar-se de que as ações de precaução são adotadas de fato. “Iniciamos pelas indústrias maiores, que possuem mais funcionários. Mas todas estão incluídas nas regras, seja de conservas, de panificação, de doces, engenhos, seja de qualquer natureza de alimentos”, frisa a nutricionista.

Ministério Público do Trabalho

A VIgilância Sanitária participou, há poucos dias, de videoconferência com servidores do Ministério Público do Trabalho de Pelotas. “Na pauta, o controle nas indústrias de alimentos durante a pandemia”, diz o chefe da Vigilância, Sidnei Louro Jorge Júnior.

A reunião foi satisfatória, segundo a Visa, com detalhamento do método de trabalho já adotado pelo Setor de Alimentos, para proteção da saúde dos colaboradores das unidades industriais locais e prevenção contra a disseminação do vírus.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

indústrias, vigilância, fiscalização, decreto, medidas, prevenção, novo coronavírus, visa, vigilância sanitária, secretaria de saúde

Carregando 0%
Carregando 0%