Município continua atento ao surgimento da doença. Governo, junto aos demais órgãos de saúde, definiu práticas e fluxo de atendimento

Suspeita de coronavírus em Pelotas é descartada pelo Lacen

Município continua atento ao surgimento da doença. Governo, junto aos demais órgãos de saúde, definiu práticas e fluxo de atendimento
Por Autor desconhecido 13-03-2020 | 09:16:05
Tags: suspeita descartada , coronavírus , covid-19 , governo municipal de Pelotas , laboratório central do estado , lacen/rs , vírus SARS-CoV-2 , medidas da Prefeitura , capacitação de equipes

O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) descartou a suspeita de coronavírus em Pelotas, conforme resultado entregue, na madrugada desta sexta-feira (13), à Vigilância Epidemiológica (Vigep) do Município, pertencente à Secretaria da Saúde (SMS). Na noite de terça-feira (10), um homem de 42 anos, morador de Veneza, na Itália, apresentou sintomas similares aos da gripe e buscou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, local em que se submeteu a exame médico – após a suspeição, recebeu a orientação de permanecer em isolamento domiciliar.

Essa foi a segunda suspeita da enfermidade não confirmada na cidade, cujo governo segue atento ao problema e tem investido na capacitação das suas equipes de saúde. A gestão municipal, junto aos demais órgãos de saúde de Pelotas, já definiu as práticas e o fluxo de atendimento de casos suspeitos, por meio do chamado Plano de Contingência do Novo Coronavírus – Covid-19, baseado em estratégias indicadas pela Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde. Na próxima semana, as escolas serão instruídas sobre o tema.

Relembre

Trata-se da segunda dúvida da patologia em Pelotas. A primeira, notificada em janeiro, foi rapidamente excluída pela Vigilância Epidemiológica, que, em seguida, criou um fluxo de atendimento aos suspeitos de covid-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, mais conhecido como coronavírus.

Caso você identifique um ou mais dos sinais abaixo e tenha viajado, nos últimos 14 dias, para países com surto confirmado da doença, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal. Evite ir ao Pronto Socorro de Pelotas (PSP), no qual serão atendidos apenas os casos de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA.

Sintomas

Os sintomas clínicos do novo coronavírus são semelhantes aos da gripe ou resfriado. Em situações mais graves, podem ser iguais à pneumonia, com infecção do trato respiratório inferior. Geralmente, o paciente apresenta febre, tosse e dificuldade para respirar. Cabe ressaltar que esses indícios devem estar associados a viagens, nos últimos 14 dias, para localidades com surto confirmado da enfermidade.

Notícias Relacionadas

Caps na Rua terá a 4ª edição dia 25 de julho

Caps na Rua terá a 4ª edição dia 25 de julho

Comunidade da Balsa aproveita serviços da UBS na Rua

Comunidade da Balsa aproveita serviços da UBS na Rua

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE PACIENTES DO PS

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE PACIENTES DO PS

Pop Center  terá Dia D de Vacinação na segunda-feira

Pop Center terá Dia D de Vacinação na segunda-feira