As duas plataformas contribuem com o isolamento social, através de 'consulta' médica sem sair de casa

Teleconsulta e Dra. Vida já atenderam mais de 6,6 mil pessoas

As duas plataformas contribuem com o isolamento social, através de 'consulta' médica sem sair de casa
Por Autor desconhecido 06-08-2020 | 09:57:59
Tags: teleconsulta , dra vida , atendimento médico , isolamento social , fique em casa , coronavírus , pandemia , covid-19 , serviços on-line

No momento em que a pandemia avança, o isolamento social é a medida mais necessária a ser cumprida, principalmente com a baixa do índice em Pelotas. Como a Covid-19 é uma doença viral e, portanto, capaz de gerar alta taxa de contaminação, qualquer anormalidade na saúde impulsiona a população a procurar atendimento médico, que pode ser feito através do Teleconsulta ou pela Dra. Vida, sem sair de casa.

Enquanto a ciência defende a média de 70%, o município vem registrando entre 45% e 46%, justificativa dos esforços da Prefeitura em impedir aglomerações e exigir medidas de proteção individual, como o uso de máscaras.

Ambos em funcionamento há quatro meses, já atenderam mais de 6,6 mil pessoas: 4.796 pelo Teleconsulta e 1.886 por meio do robô virtual Dra. Vida. Desde maio, as plataformas estão unificadas. A pessoa que acessar a Dra. Vida pelo hotsite e preencher todos os requisitos para a suspeita de infecção pelo coronavírus, deverá informar um telefone para contato a fim de que o 0800 do Teleconsulta seja acionado.

Rede de enfrentamento

Para a prefeita Paula Mascarenhas, a assistência, efetuada por intermédio das plataformas e expressa na grande procura, é muito positiva e inspira a continuação dos serviços pós-pandemia.

“As pessoas conseguem acessar o serviço, buscar uma assistência e uma orientação sem precisar sair de casa, sem se expor. Temos uma expectativa muito grande de utilizar estas tecnologias depois da pandemia”, avalia. 

Moradora aprova

A jornalista Cíntia Daniela Pereira usou o Teleconsulta em maio, quando dores na garganta e no corpo, somadas à febre alta, nela e no filho, a assustaram. “O atendimento foi ótimo; a pessoa que atendeu passou calma, experiência e demonstrou interesse”, compartilha.

O fato de se sentir muito segura com o diagnóstico de amigdalite, efetivado diante da conversa, motiva Cíntia a recomendar o serviço. "Venho sempre informando as pessoas sobre o Teleconsulta. Em caso de dúvida ou necessidade, ela deve ligar”, complementa.

Como acessar

Através do 0800 6485 319, o usuário do Teleconsulta tem três ramais de escolha: obtenção de informações sobre síndrome gripal, busca de orientação por quem está com sintomas gripais, e preocupação com a situação. O serviço fica disponível das 8h às 18h, de segunda a segunda-feira.

Já a Dra. Vida pode ser acessada pelo hotsite, na aba Atendimento Online, que permite ao robô virtual, via formulário, melhor encaminhar o paciente para a unidade de saúde adequada.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Prefeitura reduz tempo de espera e aumenta procedimentos em Saúde

Prefeitura reduz tempo de espera e aumenta procedimentos em Saúde

Setembro não apresenta casos novos de dengue

Setembro não apresenta casos novos de dengue

Dia do Idoso terá mutirão em todas as UBSs

Dia do Idoso terá mutirão em todas as UBSs

6ª UBS na Rua será dia 25 no Arco-íris

6ª UBS na Rua será dia 25 no Arco-íris