Bilhetagem do novo sistema marca cerca de 10 mil gratuidades em um mês. Quase 50 mil viagens foram pagas
Por Tânia Magalhães 07-06-2019 | 13:40:54
O balanço de movimento do novo sistema de transporte coletivo rural, que entrou em operação no dia 1º de maio, foi apresentado à prefeita Paula Mascarenhas e ao vice Idemar Barz na manhã desta sexta-feira (7). Foram registradas 59.425 passagens em um mês. Destas, foram computadas 9.972 gratuidades (idosos e especiais).
“O novo sistema foi muito bom e justo com a população da colônia. O aumento de passagens mostra que o processo de licitação do transporte rural, para equiparar direitos entre usuários da área urbana e do interior, foi o caminho certo”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.
O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, informou que, durante o mês de maio, foram percorridos cerca de 70 mil quilômetros pelos ônibus das linhas que atendem a todos os distritos.
Entre os pagantes, 8.987 passagens foram de estudantes e 648 de professores do Estado. Estudantes pagam R$ 1,48 e os professores 50% da tarifa integral. O cálculo mostra que foram pagas 39.818 tarifas de R$ 3,70. Somados os números, o sistema registrou 49.453 viagens pagas no mês de maio.
As expectativas quanto ao movimento de passagens foi superada. Projeções indicavam que o sistema atingiria cerca de 40 mil viagens pagas, quando chegaram a quase 50 mil. Para a prefeita Paula e o secretário Al-Alam, o aumento demonstra a aprovação do novo transporte rural.
A fiscalização foi apontada pela prefeita como fator importante no novo sistema. O secretário fez referências ao cuidado que a empresa Santa Cruz, concessionária dos serviços, tem com os veículos da frota, quanto à limpeza e manutenção. “Além disso, motoristas e cobradores são atenciosos com os passageiros”.
“As melhorias da qualidade na prestação dos serviços e o valor da tarifa estão agradando os moradores da zona rural. Estou muito feliz com os resultados e espero que a população usuária aproveite”, disse Paula.
Al-Alam informou à prefeita que os fiscais da Prefeitura atuam diariamente e que, além disso, a Secretaria de Transporte e Trânsito faz o acompanhamento online, com atualizações em tempo real, do deslocamento dos coletivos. O sistema permite essa transparência.
A reunião foi acompanhada pelo vereador José Paulo Benemann (PSDB), pela chefe de Gabinete, Kelli Schaefer, e pelo assessor do Departamento de Transporte da STT, André Luís Lima Nunes.