ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

UBS Sítio Floresta promove Mateada alusiva ao Outubro Rosa

Atividades de integração e conscientização foram desenvolvidas junto à comunidade

11-10-2018 | 18:16:41

      A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sítio Floresta teve movimento intenso, nesta quinta-feira (11), com a Mateada Rosa, promovida para conscientizar sobre a prevenção em saúde da mulher, dentro das atividades do Outubro Rosa, mês da prevenção do câncer de mama. O evento teve caminhada e, para as crianças, brinquedos infla´veis e cineminha com pipoca.  

“É uma oportunidade para a gente realizar os exames de prevenção e confraternizar”, conta a moradora do Sítio Floresta, Débora Oliveira, que aproveitou também a mateada da UBS.

Débora Oliveira aproveitou o dia de folga para participar do evento. Foto: Paulo Ienczak.

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura

      O evento iniciou com uma caminhada que partiu da rua Abrilino Ferreira Cardoso em direção à UBS Sítio Floresta, localizada na rua Artur Raubach. Participaram a equipe da unidade, enfermeiras e agentes de saúde, estagiárias de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e moradoras do bairro. Enquanto percorriam as ruas do Sítio, abordaram moradores, distribuindo panfletos e informando sobre os atendimentos disponíveis na UBS do bairro.  

Fotos: Paulo Ienczak.
“Essas campanhas são um diferencial, pois marcam a preocupação que a equipe tem com a saúde das mulheres do bairro”, elogia o líder comunitário e membro do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Rogério Santos.  

Enquanto isso algumas mães já aguardavam no posto pela chegada das participantes da caminhada, já dando início à mateada e conduzindo seus filhos nos brinquedos instalados na frente da Unidade. Para os pequenos também foi realizada uma sessão de cinema com pipoca.  

“A integração dos moradores com a equipe da UBS é fundamental para o sucesso de todo o processo”, conta o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Guilherme Belletti.  

      Rodas de conversa versaram sobre a saúde da mulher, as estratégias de saúde familiar desenvolvidas no local e a rotina de trabalho da UBS Sítio Floresta. Coleta e agendamento de exame preventivo para câncer de colo de útero, encaminhamentos de mamografias, realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C e aplicação de vacinas contra o HPV completaram a programação.  

“As ações continuarão acontecendo durante todo o mês de outubro. Agendamos várias coletas de citopatológico para este mês e solicitamos exames de mamografia. Esta ação visa empoderar as mulheres para a prevenção do câncer de mama e do colo de útero”, explica a enfermeira da UBS Sítio Floresta, Ivani Ludtke.  

Confira a programação da UBS Sítio Floresta para o Outubro Rosa:

Carregando 0%
Carregando 0%