ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

UBS Sítio Floresta promove mateada alusiva ao Outubro Rosa

Evento integra as ações do Município de conscientização e prevenção dos cânceres de colo do útero e de mama

Por Luiza Meirelles 05-10-2018 | 10:34:50

      Integrando as atividades propostas pelo Município durante o Outubro Rosa, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Sítio Floresta promove uma tarde repleta de ações alusivas à conscientização e prevenção dos cânceres de colo do útero e de mama e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O evento, que será realizado dia 11 de outubro, inicia com uma caminhada às 13h30min – com saída do condomínio residencial Parque dos Estados – e segue com programação na própria UBS, que incluiu a Mateada Rosa. 

      Além da realização de testes rápidos para HIV e sífilis, vacina HPV para adolescentes, solicitação de mamografias (conforme protocolo) e coleta e agendamento de exame preventivo para câncer de colo do útero, a Unidade também vai proporcionar rodas de conversas sobre a saúde da mulher e a atuação das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), distribuição de erva-mate e água quente, além de cinema com pipoca para as crianças e sorteio de brindes. 

      Idealizada pelos componentes da ESF da UBS, o evento também contará com atividades de beleza, a fim de melhorar a autoestima das mulheres. A UBS Sítio Floresta é localizada na rua Arthur Raubach, 299.

Mês de mobilização

      Entre as outras ações previstas pelo Município, está a busca ativa de mulheres entre 25 e 64 anos, idades preconizadas pelo Ministério da Saúde para coleta de citopatológico. A meta é atingir, em até um ano, 23 mil mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde dentro da faixa etária. 

      No dia 17 de outubro, quarta-feira, ocorre o lançamento da Caderneta da Mulher Pelotense. O material trata-se de um guia com informações relevantes, como dados da paciente, marcações de exames, histórico de procedimentos e dicas de prevenção. Os exemplares serão entregues nas UBSs e distribuídos pelos agentes comunitários de saúde.

Tags

outubro rosa, mateada, saúde da mulher, prevenção

Carregando 0%