ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

UBS Virgílio Costa tem capacitação para Tele-ECG e Reiki

Servidores da UBS Cerrito Alegre também participaram, a pedido, da aula da técnica terapêutica

Por Joice Lima 11-10-2018 | 18:52:44

Os servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Virgílio Costa, no Fragata, têm participado de capacitações que os preparam para duas das novidades que começam a ser implantadas no posto de saúde, após a requalificação e adoção do padrão Rede Bem Cuidar: realização de tele-eletrocardiograma (Tele-ECG) e Reiki.

Fotos: Divulgação

Na quarta (10) de manhã, os integrantes das três equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS Virgílio Costa receberam capacitação com a equipe do cardiologista Dr. Adolfo Sparenberg sobre o telediagnóstico de problemas cardiológicos para a realização de eletrocardiograma.

Como funciona o Tele-ECG 

O paciente submete-se ao exame na própria UBS e os dados são transmitidos pela web para o médico fazer a interpretação. Casos de urgência são respondidos em até uma hora e eletivos em até duas horas. Se for diagnosticado algum problema no coração, é feito um laudo com o procedimento a ser adotado e sugestões de tratamento. 

Lançado em 2015 pela SMS, o Tele-ECG é realizado nas cinco UBSs da Rede Bem Cuidar (Bom Jesus, Simões Lopes, Cohab Guabiroba, Sanga Funda e agora Virgílio Costa) e também nas UBSs Salgado Filho e União de Bairros e no Presídio Regional de Pelotas.

A cura pela mãos

Na tarde deste quinta-feira (11), nove pessoas — cinco servidores da UBS Virgílio Costa e quatro da do Cerrito Alegre, que solicitaram a participação no curso — integraram a primeira turma do nível 1 para a utilização do Reiki (serão 3 níveis).  

Foto: Divulgação

O Reiki é uma técnica japonesa de relaxamento do corpo e da mente que, segundo seus adeptos, também promove a cura. Baseada na ideia de que uma “energia da força vital” flui através dos corpos, os adeptos do Reiki consideram que essa energia pode ser canalizada através da imposição de mãos sobre determinada pessoa. A prática foi criada em 1922, pelo monge budista japonês Mikao Usui. 

 

Carregando 0%
Carregando 0%